Eleições Petros 2013: vote em quem tem compromisso com a nossa categoria Eleições Petros 2013: vote em quem tem compromisso com a nossa categoria

Diversos, Notícias | 16 de abril de 2013
Sindipetro/MG
 
A Petros é uma conquista que veio com a luta de todos nós, petroleiros. Não podemos colocá-la em risco. Os benefícios conquistados são usufruídos pelos aposentados, pensionistas e os trabalhadores da ativa. Mas isso nem sempre foi assim. As administrações da Petros no passado criaram e agravaram diversos problemas, trazendo insegurança para todos ligados ao nosso fundo de pensão. No governo PSDS, fecharam o Plano Petros  e criaram outro, muito pior, chamado de PPV. Desde sua criação, a Petros nunca teve representantes dos trabalhadores eleitos para sua administração.
 
Hoje, a Petros ocupa o segundo lugar no ranking de maior fundo de pensão do Brasil. Esta conquista exigiu da FUP, sindicatos e da categoria muita luta, negociação e perseverança, para termos uma previdência saneada e superavitária. Além disso, conquistamos a participação na direção da Petros. A presença de representantes dos trabalhadores na administração evita situações como as que ocorreram anos atrás, que quase levaram a sua extinção.
 
A participação dos trabalhadores nos órgãos gestores era uma reivindicação antiga dos petroleiros, da FUP, sindicatos, da CUT e da Anapar. Nos últimos anos, a presença de representantes da categoria na previdência contribuiu, e muito,  para o saneamento dos planos.
 
Com a nossa luta, negociamos o Acordo de Obrigações Recíprocas (AOR), onde ficou estabelecido as obrigações assumidas tanto pela Petrobrás e demais empresas patrocinadoras, quanto pela FUP e pelos sindicatos e trabalhadores ativa e aposentados ligados ao Plano Petros. 
 
Diante dos fatos, vemos a extrema importância de eleger pessoas nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, e, principalmente, votar em quem junto com os petroleiros defenderam o saneamento pelo Plano Petros e criou o Plano Petros 2. Vamos eleger os candidatos apoiados pelo Sindipetro/MG e pela FUP, pois estes sim, tem compromisso com a nossa categoria.
 
CANDIDATOS APOIADOS PELA FUP E SINDIPETRO/MG
 
Conselho Deliberativo: Abílio Tozini (RJ) e Vicente Pontes (RN) – titular e suplente
Conselho Fiscal: Deyvid Bacelar (BA) e Fernando Maia (RS) – titular e suplente
 
O QUE FAZ O CONSELHO DELIBERATIVO?
 
É o órgão máximo da estrutura organizacional da Petros. Entre as suas
atribuições está a decisão sobre a política de investimentos da fundação. Cabe
também aprovar o planejamento estratégico, os balanços (demonstrações
contábeis), indicar o presidente e diretores da entidade, aprovar ou não a
adesão de novas patrocinadoras e deliberar sobre os regulamentos dos planos.
 
O QUE FAZ O CONSELHO FISCAL?
 
É o órgão de controle interno e tem a função de fiscalizar e se manifestar 
sobre os atos administrativos, operacionais e funcionais da Petros.