Categoria aprova pauta de reivindicações e calendário de lutas Categoria aprova pauta de reivindicações e calendário de lutas

Diversos, Notícias | 10 de junho de 2013

Após o término dos trabalhos em grupo, os petroleiros aprovaram por unanimidade a pauta de reivindicações e o calendário de lutas.

Mas antes do encerramento da plenária final, os trabalhadores do MST, envolvidos na realização da Plenafup, foram aplaudidos de pé por todos participantes como forma de agradecimento pela dedicação e envolvimento que tornaram possível a realização do evento. A coordenadora nacional do MST, Marina Santos, agradeceu em nome da diretoria do movimento pela decisão de realizar uma plenária da categoria num espaço do movimento, conquistado com muita luta.

Todas as resoluções da IV Plenafup serão divulgadas logo após serem sistematizadas pela comissão organizadora da plenária. As pautas de reivindicações aprovadas serão submetidas aos trabalhadores para serem referendadas nas assembleias de base.

Juventude Petroleira

Os jovens petroleiros também tiveram a oportunidade de se reunirem durante a IV Plenafup. Na ocasião, foi sugerido um Encontro Nacional da Juventude Fupista como forma de integrar os novos trabalhadores na luta de classe e no movimento sindical. A realização do encontro foi incluído no calendário de lutas e aprovado pela plenária. A data e o local do evento serão divulgados futurametne. A delegada Deise Souza representou a categoria de Minas Gerais. 

Felipe Grubba, candidato ao Conselho de Administração da Transpetro, pede apoio da categoria

O candidato ao Conselho de Administração da Transpetro, Felipe Grubba, pediu o apoio dos participantes da plenária. A eleição acontecerá entre os dias 17 a 30/06.

Felipe Grubba trabalha na Transpetro desde maio de 2008 como técnico de administração e controle jr, lotado na malha do  gás no terminal de Guararema. Formado em Geografia pela  UEL e é diretor do Sindicato Unificado dos Petroleiros, tendo se destacado como uma das  novas lideranças do movimento sindical petroleiro.

FUP realiza pesquisa de opinião

Durante a IV Plenafup, a FUP realizou uma pesquisa para avaliar a opinião dos participantes sobre a proposta de realizar eventos em assentamentos. A iniciativa foi considerada boa por 80%, péssima por 2,5% e outros 2,5 não responderam. Também foram avaliadas as instalações do Centro de Capacitação Paulo Freire do Assentamento Normandia. Para 90% as instalações atenderem, 7,5% disse que não e apenas 2,5% não opinaram. E, por fim, 82% disseram ser favoráveis a realização das próximas plenárias em assentamentos, outros 8,5% optaram por não e 9,5% não opinaram. Dos 229 participantes da plenária, 84 responderam a pesquisa.

Sindipetro/MG com Sindipetro/NF

.