Petroleiros fazem greve de 24 horas nas plataformas da Bacia de Campos nesta quinta, 25 Petroleiros fazem greve de 24 horas nas plataformas da Bacia de Campos nesta quinta, 25

Diversos, Notícias | 24 de julho de 2013

Trinta e nove plataformas da Bacia de Campos realizaram assembleias convocadas pelo Sindipetro-NF, desde domingo, 21. Desse total, 33 plataformas aprovaram a realização de uma greve de 24 horas no dia 25 de julho. O motivo dessa greve, que deve ser realizada em todas as plataformas, é a decisão da empresa de suspender o pagamento do reflexo das horas extras no repouso, que vinha fazendo há mais de um ano. Essa decisão atinge mais de 4.500 empregados da Petrobrás. O Sindipetro-NF ganhou uma ação na justiça em última instância no TST  que determina que esse pagamento deve ser feito, mas a Companhia alega que tem uma liminar que permite não fazer esse pagamento.

Durante a greve do dia 25 de julho será realizada paralisação parcial dos serviços, com realização apenas dos trabalhos que impactem na saúde, segurança e habitabilidade das 24 horas da paralisação. Segundo a diretoria do NF, a operação da plataforma será entregue aos prepostos da Petrobrás a bordo de cada plataforma.

Na segunda, 22, o Sindipetro-NF protocolou um ofício ao Diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, José Miranda Formigli Filho, comunicando a decisão da categoria de realizar essa greve de advertência de 24 horas a partir de zero hora do dia 25 de julho de 2013 até as 23h59 do mesmo dia.

“A categoria petroleira não irá mais aceitar a atitudes da Petrobrás de lesar os trabalhadores não pagando o reflexo das horas extras no repouso remunerado com o mesmo valor de um dia de trabalhado, como determina a lei e a ação ganha pelo sindicato e transitada em julgado” – afirma o Coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel.

A diretoria do Sindipetro-NF afirma que a Petrobrás é uma das empresas campeãs em processos trabalhistas.  A empresa usa de todos os artifícios para retardar ao máximo uma execução, principalmente quando esse resultado é negativo para a empresa.

Sindipetro/NF