Negociação com a Petrobrás e subsidiárias começa nesta quinta-feira, 15 Negociação com a Petrobrás e subsidiárias começa nesta quinta-feira, 15

Diversos, Notícias | 12 de agosto de 2013

Com a categoria mobilizada de norte a sul do país, a FUP e seus sindicatos protocolaram no último dia 06 a pauta de reivindicações dos trabalhadores do Sistema Petrobrás. A primeira reunião de negociação com a empresa será na quinta-feira, 15, quando serão discutidas refivindicações referentes a benefícios, AMS, Petros e Anistia. 

Os petroleiros abriram a campanha reivindicatória com atrasos e paralisações nas bases, no mesmo dia em que as centrais sindicais realizaram manifestações conjuntas contra o PL 4330. A FUP cobrou da Petrobrás e subsidiárias a antecipação da inflação acumulada desde setembro do ano passado, cuja estimativa é de 6,6%, com base no ICV/Dieese.  

Também foram cobradas as pendências do último acordo que ainda não foram resolvidas pela Petrobrás, como a implementação do fundo garantidor dos trabalhadores terceirizados, o cumprimento de uma série de compromissos e cláusulas acordadas em relação ao SMS, a apresentação da proposta de regramento das PLRs futuras, além de questões relativas à Petros, registro de frequência e acordos jurídicos (cláusula 167).

Calendário de negociação

A FUP propôs para os próximos dias 15 e 16 as primeiras reuniões  de negociação para defesa e esclarecimento da pauta, mas a Petrobrás alegou dificuldades em sua agenda em relação ao dia 16.  A proposta da empresa é de que a primeira rodada de reuniões ocorra nos dias 15, 19, 26 e 28 de agosto,  a partir das 14 horas. Veja abaixo o que será tratado em cada reunião:

  • 15/08 – benefícios, AMS, Petros e Anistia
  • 19/08 – relações sindicais, efetivos e movimentação de pessoal, terceirização, segurança no emprego
  • 26/08 – SMS
  • 28/08 – salários, vantagens, condições de trabalho e PCAC

 

FUP