Riscos de graves acidentes na Regap não param! Riscos de graves acidentes na Regap não param!

Diversos, Notícias | 2 de dezembro de 2013

O sindicato tem denunciado diversos acidentes na refinaria, principalmente nos últimos anos. Virou praticamente uma rotina a publicação de sinistros com ou sem vítimas. O ano vai chegando ao fim e a rotina se mantém. Desta vez, as denúncias vêm do SETUT. Segundo relatos, um dos problemas aconteceu no PT 03. O disjuntor que alimentava um painel explodiu. Como este painel alimentava algumas bombas, elas pararam de funcionar. Este problema podia levar a uma redução de carga no SEHID (DH) e no CCF (SECRA).

Outro acidente grave se refere a turbina 121-MP-17B, que já provocou uma parada geral na Regap. Ela foi mantida operando e, ininterruptamente. Só agora, é que está sendo providenciada uma outra alternativa, caso a que esteja operando sofra alguma avaria. A bomba 47-MP-33A teve seu disjuntor retirado. Ele foi transferido para permitir a alimentação da bomba 47-MP-26, cujo disjuntor apresentou problema. Isto é para manter uma bomba operando, a outra teve de ficar parada.

Esses disjuntores estão obsoletos e é necessário uma revisão completa para evitar que acidentes mais graves aconteçam. Nas denúncias que chegaram ao Sindipetro/MG não há notícia de vítimas, mas sabemos que não podemos abusar da sorte.

Já passou da hora da gerência da Regap investir pesado na manutenção, inclusive nos PTs. Só assim evitaremos as cenas lamentáveis de trabalhadores feridos e mutilados, que vão se tornando rotina na refinaria. Os trabalhadores têm de ficar atentos, denunciando os riscos ao sindicato e não aceitar trabalhar em local que coloque sua vida e de seus companheiros em perigo. É bom lembrar, que o nosso acordo coletivo garante o direito de recusa.

Sindipetro/MG

Riscos de graves acidentes na Regap não param!