Dia 21 reunião para tratar níveis dos aposentados e pensionistas Dia 21 reunião para tratar níveis dos aposentados e pensionistas

Diversos, Notícias | 20 de janeiro de 2014

Após garantir a vitoriosa conquista do pagamento dos três níveis (2004, 2005 e 2006) para os aposentados e pensionistas que têm ações transitadas e julgadas favoráveis pela Justiça, a FUP terá uma nova reunião dia 21 com a Petrobrás e a Petros para discutir o pagamento dos demais assistidos do Plano Petros.  Em reunião com a FUP nesta última semana, a empresa informou que atualmente existem cerca de oito mil ações na Justiça do Trabalho referentes aos níveis, movidas por 21 mil aposentados e pensionistas.

Destas ações, 900 estão em fase de execução e já tiveram a autorização do Conselho Deliberativo da Petros para pagamento imediato, tão logo apresentem à Justiça os devidos cálculos. Cerca de três mil assistidos serão beneficiados por essa conquista, garantida na campanha reivindicatória de 2013, conduzida pela FUP e seus sindicatos. Segundo cálculos da Petros, essas ações já transitadas em julgado envolvem aproximadamente R$ 150 milhões.

No dia 21, serão tratados com a FUP os desdobramentos do ACT em relação às 6.500 ações em tramitação no TST e a outras 600, nos TRTs, impetradas por cerca de 18 mil aposentados e pensionistas do Plano Petros. Outra reunião será realizada com a empresa no dia 27 de janeiro para discutir o procedimento em relação aos aposentados e pensionistas sem ações, bem como a situação daqueles que perderam na Justiça. Segundo a Petros, a Fundação ganhou 1.235 ações transitadas em julgado, com decisões contrárias ao pagamento dos níveis, referentes a aproximadamente 3.500 assistidos. A FUP pleiteia que a Petrobrás efetue o pagamento dos níveis a todos os assistidos, conforme conquistado para aqueles cujas ações já foram transitadas e julgadas favoráveis.

FUP