Ocorrência no DH Ocorrência no DH

Diversos, Notícias | 30 de janeiro de 2014

O ano mal começou e as denúncias sobre os riscos de acidentes na Regap não param. Nos primeiros dias de janeiro, três acidentes por falta de manutenção e efetivo quase resultaram numa tragédia. E, como sempre, os trabalhadores contaram com a sorte.

O último registro aconteceu na sexta-feira, 24, com o compressor 101-k01B. Este compressor, que retornava da manutenção apresentaou ruído anormal. Quando verificado pelo técnico de manutenção, por volta das 10h da manhã, o equipamento operava normalmente. Por volta das 15h, o operador do painel informou ao campo que a pressão no topo estava alta. Ao verificar novamente o compressor, o operador percebeu que estava batendo além do normal. Foi então que ele descobriu que o castelo da válvula LIFT havia se soltado, deixando um furo por onde vazava gás. Foi percebido um cheiro forte de nafta e H2S nos arredores. Não foi programada a manutenção desta válvula junto com o compressor. E, exatamente ela, veio a dar problema. Os trabalhadores pararam o 101-K01B e partiram o que estava na reserva.

Este fato soma-se ao grave quadro de acidentes que vem ocorrendo na refinaria. Pois, além da contaminação do meio ambiente, os trabalhadores poderiam ter perdido a vida ao inalarem os gases que são altamente poluentes e tóxicos.

Sindipetro/MG