Petroleiros e movimentos sociais realizam ato em Brasília nesta quarta em defesa da Petrobrás Petroleiros e movimentos sociais realizam ato em Brasília nesta quarta em defesa da Petrobrás

Diversos, Notícias | 23 de abril de 2014

A FUP e movimentos sociais realizam nesta quarta-feira, 23, em Brasília, um novo ato em defesa da soberania e por uma Petrobrás pública e estatal, comprometida com os interesses nacionais. A manifestação está prevista para começar as 15 horas, no Anexo 3 da Câmara dos Deputados Federais, no Hall da Taquigrafia. Petroleiros de vários estados estarão presentes, junto com militantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), da UNE, da CTB e da CUT, inclusive o presidente nacional da Central, Vagner Freitas.

Deputados federais que integram as Frentes Parlamentares em Defesa da Petrobrás e em Defesa do Fundo Social do Pré-Sal também participarão do ato público desta quarta. No último dia 14, a FUP e seus sindicatos reuniram mais de 300 pessoas em uma grande manifestação em frente à sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, em resposta aos ataques da mídia e dos setores conservadores, que tentam desmoralizar a gestão estatal da empresa, com fins eleitoreiros e privatistas.    

“Além das disputas eleitorais que movem a oposição, sabemos que o arsenal de ataques contra a Petrobrás tem por trás interesses muito maiores: acabar com o regime de partilha que fez da estatal a operadora única do maior campo de petróleo da atualidade”, ressalta João Antônio de Moraes, coordenador da FUP.

“Não compactuamos de forma alguma com desvios na gestão da Petrobrás, seja na atual administração ou em períodos passados. Os petroleiros exigem uma investigação rigorosa de todas as denúncias contra a empresa e se forem comprovados erros e irregularidades, que os culpados sejam devidamente punidos”, reitera Moraes, deixando claro que a categoria não irá permitir que disputas eleitoreiras joguem no lixo as lutas e conquistas do povo brasileiro para fazer da Petrobrás uma empresa estratégica, que tem sido a principal alavanca do desenvolvimento do país.  

FUP