FUP cobra reunião com a presidente da Petrobrás para discutir cronograma de reposição dos postos de trabalho do PIDV FUP cobra reunião com a presidente da Petrobrás para discutir cronograma de reposição dos postos de trabalho do PIDV

Diversos, Notícias | 30 de maio de 2014

A FUP enviou documento à Petrobrás, cobrando o agendamento imediato de reunião com a presidente Maria das Graças Foster para discutir os desdobramentos do PIDV e o cronograma de reposição dos efetivos de trabalhadores que aderiram ao Plano. Em reuniões que já foram realizadas com o RH, a FUP exigiu a recomposição integral dos postos de trabalho abrangidos pelo PIDV. Segundo dados divulgados pela empresa à imprensa e aos investidores, 8.298 petroleiros aderiram ao Plano, o que representa 12,4% dos efetivos próprios.

Além do PIDV ter sido implementado pela Petrobrás de forma unilateral, sem qualquer negociação com os trabalhadores,  a empresa até o momento sequer discutiu com as representações sindicais os resultados do Plano e seus impactos para a categoria, que já sofre as consequências de um efetivo reduzido, que não acompanha, como deveria, a expansão dos negócios da companhia. Há anos, a FUP luta por um quadro de efetivos próprios que de fato atenda às necessidades dos trabalhadores, tanto nas unidades operacionais, quanto nas administrativas. A reposição integral de 100% dos postos ocupados pelos petroleiros que aderiram ao PIDV é o mínimo que a categoria espera dos gestores da Petrobrás.

Jornada de trabalho durante a Copa do Mundo

Em documento divulgado aos trabalhadores, a Petrobrás informou que durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo encerrará o expediente administrativo duas horas antes das partidas agendadas para as 16h e 17 horas, mas exigirá a compensação por parte dos trabalhadores. Ou seja, a empresa novamente age de forma unilateral, ao tomar uma decisão corporativa, mas imputar aos trabalhadores a compensação, sem qualquer negociação prévia com as representações sindicais.  A FUP enviou documento à Gerência de RH cobrando reunião imediata para cobrar esclarecimentos sobre a DIP 201/2014 e discutir os critérios do expediente na Copa do Mundo.

Fonte: FUP