Livro sobre MOVA-Brasil é lançado em MG Livro sobre MOVA-Brasil é lançado em MG

Diversos, Notícias | 3 de junho de 2014

Em solenidade realizada na terça-feira, 27 de maio, no CEPE/MG, foi feito o lançamento do livro em comemoração pelos 10 anos do projeto MOVA-Brasil. O livro está organizado basicamente em três partes: Concepção, Desenvolvimento, Perspectivas. Nele, encontramos depoimentos como o do parceiro local Jair Santos: “Ao longo de alguns anos de parceria, pude vivenciar as transformações que o projeto proporcionou a inúmeros educandos, mudando a sua visão de mundo, não somente pelo fato de aprender a ler e escrever, mas também criando a percepção crítica, ampliando sua visão”.

No evento, os monitores/as da 6ª etapa simbolizaram por meio de objetos, poesias e produtos  as regiões onde as turmas estão presentes no Estado, como: Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas e BHRM.

A coordenadora do polo Maria Afonso, convidou para compor a mesa os seguintes parceiros presentes no evento: representando a FETAEMG, a assessora de educação – Ellen Santos, RECID – A Educadora Popular Mª da Conceição Menezes (Sãozinha), Sindipetro/MG – Antônio Gomes Josef, MST – Monitora e coordenadora regional Mareli Zacarias e a ex-coordenadora do polo MG, Andreia Sol. Os parceiros presentes enfatizaram a importância do projeto para as comunidades onde funciona as turmas e também para o crescimento pessoal de cada, enquanto cidadão.

Para Ellen da FETAEMG, “todos temos a responsabilidade enquanto educadores, de colocar na pauta dos governos a discussão da educação do campo e EJA. E o Mova está de acordo com a educação que a FETAEMG defende, pois forma de acordo com a metodologia de Paulo Freire. São projetos como o MOVA-Brasil que garantem a educação nos lugares onde as propostas governamentais não vão”.

Mareli, monitora e coordenadora regional do MST lembrou que “o movimento está há muito tempo nesta luta, lhes foram negados direitos como terra, educação,  saúde. Por isso continuamos na luta por estes direitos. Neste sentido, o MOVA é um instrumento que está em nossas mãos para fortalecer nossa luta, pois queremos construir uma sabedoria diferente”.

A experiência vivida durante o tempo que atuou como coordenadora do MOVA/MG, incentivou Andreia Sol a ingressar em um programa de mestrado, onde atualmente desenvolve sua pesquisa na Faculdade de Educação da UFMG, acompanhando turmas e educandos do MOVA.

Após a fala dos parceiros, iniciou-se o Círculo de Diálogos: ‘O MOVA e o analfabetismo no Brasil’, com a presença de Gildo Almeida – articulador social do projeto, Luiz Marine – coordenador njacional do IPF e Amaury Lage – área de comunicação da Petrobrás. Os convidados falaram da parceria do Instituto Paulo Freire com Petrobrás e FUP, da importância e visibilidade do projeto enquanto agente de transformação social e também da estrutura do livro.

Nestes dez anos, 246.571 brasileiros foram alfabetizados pelo projeto no Brasil, que também formou mais de 10 mil alfabetizadores em 11 estados, com o aporte de cerca de 5 mil parceiros.

com MOVA-Brasil polo Minas Gerais