Deliberações do Conselho Nacional dos Aposentados e Pensionistas da FUP Deliberações do Conselho Nacional dos Aposentados e Pensionistas da FUP

Diversos, Notícias | 25 de junho de 2014

Em reunião nos dias 5 e 6 de junho, o Conselho Nacional dos Aposentados e Pensionistas da FUP (CNAP) aprovou a pauta de reivindicações que será encaminhada para avaliação no XVI Confup e nos congressos regionais realizados pelos sindicatos. Também foram debatidas pendências dos Planos Petros e Petros-2. Participaram do Conselho representantes de todos os sindicatos da FUP. Veja abaixo as principais deliberações:

Pauta de Reivindicações – a campanha deste ano abrangerá somente cláusulas econômicas

• Reajuste dos benefícios dos aposentados e pensionistas de acordo com o indexador econômico do Plano Pertros e Petros-2. Para os assistidos do Plano Petros que não repactuaram, o reajuste deve seguir a correção das Tabelas Salariais da Petrobrás e suas Subsidiárias, empresas patrocinadoras do Plano.

• Grupo de Trabalho para avaliar qual o indexador mais adequado para o reajuste dos assistidos do Petros (repactuados) e do Plano Petros-2.

• Reajuste das Tabelas do Programa da AMS de acordo com o menor reajuste aplicado nos benefícios dos assistidos dos Plano Petros (repactuados e não repactuados) e Petros-2. 

Pendências da Petros e outras deliberações

• Encaminhar as pendências dos Planos Petros e Petros-2 para um Grupo de Trabalho Especifico. Deverão ser tratadas neste GT pendências do Acordo de Obrigações Recíprocas e do ACT, além das pendências históricas dos Planos Petros e Petros-2 (Limite de Idade, Serviço Passado, etc).

• Propor à Petrobrás a criação de Grupo de Trabalho Permanente, com reuniões trimestrais, para discutir todos as questões e pendências relacionadas à previdência complementar dos participantes e assistidos dos Planos das empresas do Sistema Petrobrás, nos mesmos moldes das Comissões Permanentes de Negociação (Acompanhamento do ACT, AMS, SMS, Regimes, Terceirização).

FUP