Calote volta assombrar terceirizados Calote volta assombrar terceirizados

Diversos, Notícias | 11 de julho de 2014

Não é de hoje que os terceirizados são vítimas dos calotes no Sistema Petrobrás. Por várias vezes, denunciamos o desrespeito vivido pelos trabalhadores da cozinha e limpeza da Regap. Desta vez, a prática assombra os funcionários da “gata” Sigmatronic, empreiteira que presta serviços de montagem na área de Instrumentação e Elétrica.

Indícios demonstram que a empresa não está recolhendo o FGTS e INSS dos funcionários. A assistência médica não funciona. Quando os empregados precisam usar o serviço, eles têm de arcar com os custos do atendimento. Já as ferramentas e os uniformes são inadequados. Alguns locais de trabalho são insalubres, como o suspiro do esgoto da CIC que fica dentro da barraca da empreiteira. E para agravar a situação, os trabalhadores só recebem o pagamento das férias depois de muito tempo e reclamação.

Parece que a gerência da refinaria ainda não sacou a dica: a empresa pode estar quebrando. E, antes que isso aconteça, o Sindipetro/MG reuniu-se na quinta-feira, 3, com o gerente geral e o gerente responsável pelo contrato para cobrar a averiguação das denúncias e uma ação imediata. Caso contrário, veremos a cena se repetir: trabalhadores entrando pelo cano, tendo que recorrer à justiça o “tostão” que sustenta suas famílias.

Sindipetro/MG