Petroleiros indicam apoio à reeleição de Dilma e à Petrobrás e dizem não ao retrocesso Petroleiros indicam apoio à reeleição de Dilma e à Petrobrás e dizem não ao retrocesso

Diversos, Notícias | 28 de julho de 2014

Nos dias 17 e 18 de julho, a categoria petroleira de Minas Gerais realizou o 28º Congresso Estadual. Em debate, que contou com a participação do jornalista Altamiro Borges, foi discutido o apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff e à Petrobrás. Além disso, ficou claro, que a eleição deste ano não se trata de qualquer batalha eleitoral. “A eleição no Brasil tem um papel decisivo na América Latina e mexe com muitos interesses”alertou.

Altamiro Borges debate com a categoria

Para Altamiro, a situação da direita brasileira é muito frágil. Entretanto, há a direita não partidária, que é muito forte e, neste cenário, a mídia é uma ameaça. O sucesso da Copa do Mundo também entrou no debate,  que para o jornalista, fez “calar” a grande imprensa. Mas ele chamou a atenção para a economia, que a grande imprensa irá usar para causar pânico, como já vem fazendo com a inflação. Reformas estruturais, entre elas a politização do povo brasileiro, também foram apontadas como desafios a serem ultrapassados.

Petrobrás no centro da disputa política

O assessor da FUP e economista do Dieese, Cloviomar Cararine, trouxe para o debate a Petrobrás no cenário econômico-político atual. Um dos pontos levantados foi os ataques da mídia, principalmente este ano, por se tratar de um ano eleitoral. Mas, ao contrário do que se prega, a Petrobrás até 2020 irá dobrar sua capacidade de produção e, com isso, o Brasil se tornará o principal país produtor de petróleo em novas áreas. “A empresa tem as tecnologias necessárias, domina bem a área e possui o maios plano de investimento do mundo. Mas, atacando-se a empresa, ataca-se o governo,e é isso que a grande imprensa quer”, destacou.  Confira, abaixo, a íntegra da apresentação. 


Cloviomar apresenta dados sobre a conjunta econômica