Petroleiros da UBDR rejeitam, por ampla maioria, contraproposta salarial Petroleiros da UBDR rejeitam, por ampla maioria, contraproposta salarial

Diversos, Notícias | 17 de setembro de 2014

Em assembleias nos dias 16 e 17, os petroleiros da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro – Montes Claros rejeitaram, por ampla maioria, a contraproposta apresentada pela Petrobrás na última quarta-feira, 10. Assim como o Conselho Deliberativo da FUP, os trabalhadores, após avaliarem a mesma, entenderam que a contraproposta está muito aquém das reivindicações da categoria.

Categoria petroleira de MG receberá 6,51% de antecipação da inflação

Os trabalhadores, cujos sindicatos assinaram o Termo de Compromisso até o dia 11 de setembro, receberão no dia 25, o reajuste baseado no IPCA em 6,51%. O Sindipetro/MG, em nome da categoria, já assinou o termo e, por isso, os petroleiros de Minas Gerais terão o aumento.

Petrobrás oferece ganho real  entre 0,79% e 1%

Os petroleiros reivindicam 5,5% de ganho real. Entretanto, a empresa ofereceu 0,79% e 1%, bem abaixo do reivindicado e da média conquistada pelas categorias que fecharam acordos no primeiro semestre. Estudo do Dieese baseado em cerca de 400 negociações coletivas acompanhadas pelo órgão aponta que 45% das categorias que obtiveram ganhos reais conquistaram índices entre 1% e 2% acima da inflação e outros 20% garantiram de 2% a 3% de aumento.

O prazo para que a empresa apresente uma nova contraproposta é terça-feira, dia 23. No dia 24 será realizada uma nova reunião do Conselho para avaliar e definir os rumos da campanha salarial.

Sindipetro/MG