Eleições 2014: saiba a ordem de votação e como votar Eleições 2014: saiba a ordem de votação e como votar

Diversos, Notícias | 2 de outubro de 2014

No próximo domingo, dia 5, os brasileiros irão decidir o futuro político do nosso país. E, para votar de forma correta, vamos explicar o passo a passo da votação. Este ano iremos votar em cinco cargos, que serão exibidos na urna eletrônica na seguinte ordem:

1º deputado estadual (5 dígitos)
2º deputado federal (4 dígitos)
3º senador (3 dígitos)
4º governador (2 dígitos)
5º presidente da República (2 dígitos)

Após digitar em cada candidato, é necessário apertar a tecla “confirma”. Se o eleitor errar, ele tem a opção da tecla “corrige”. E, caso queira votar branco, é só confirmar na respectiva tecla. Além disso, o eleitor pode votar somente na legenda do partido. Basta digitar os dois primeiros dígitos e confirmar. O voto em legenda é aquele em que o eleitor não indica um candidato específico para ocupar determinada vaga, mas, sim, manifesta o desejo de que qualquer candidato daquela legenda possa exercer a função.

Aparecerão na urna o cargo disputado, o nome e a foto do candidato, assim como a sigla do partido político. Os painéis referentes aos candidatos a senador, governador e a presidente da República exibirão, também, as fotos e os nomes dos respectivos candidatos a suplentes e a vice. Estamos disponibilizando abaixo uma “cola” para facilitar o registro dos números de cada candidato e, assim, evitar o esquecimento.

O eleitor votará, portanto, em cinco candidatos. A votação inicia-se às 8h e termina às 17h. Vote consciente! Não permita que decidam por você!

Sindipetro/MG