FUP e sindicatos participam do Fórum de Efetivos com a Petrobrás nesta sexta-feira, 14 FUP e sindicatos participam do Fórum de Efetivos com a Petrobrás nesta sexta-feira, 14

Diversos, Notícias | 14 de novembro de 2014

Com vários anos de atraso, a Petrobrás, finalmente, realizará seu primeiro Fórum de Efetivos com a FUP e seus sindicatos, conforme determina a Cláusula 96 do Acordo Coletivo. O debate será realizado nesta sexta-feira, 14, ao longo de todo o dia, no Rio de Janeiro. A empresa se posicionará sobre o PIDV, o Mobiliza e o Plafort e discutirá com o movimento sindical conceitos e propostas de efetivos. Há anos, a FUP vem tentando construir com a Petrobrás uma metodologia conjunta de recomposição de efetivos, que atenda às necessidades apontadas pelos trabalhadores em diferentes unidades da empresa. Os gestores, no entanto, sempre tiveram uma postura autoritária e arrogante neste processo, emperrando mudanças significativas nos estudos de efetivos. Para piorar, nos últimos anos a Petrobrás implantou sem qualquer debate com o movimento sindical programas de reestruturação de efetivos que têm impactado as condições de trabalho e segurança, aumentando consideravelmente os riscos de acidentes.

Nos últimos quatro anos, nossos sindicatos já registraram 49 mortes de trabalhadores em consequência desta política de insegurança. Em carta enviada à presidenta Dilma Rousseff, em agosto deste ano, a FUP já havia alertado para a necessidade de mudanças estruturais na Petrobrás.”Para defender a maior empresa do Brasil, defendemos antes de tudo a vida dos petroleiros e das petroleiras, exigindo condições seguras de trabalho em todo o setor petróleo. Intensificaremos a luta contra a precarização provocada pela terceirização e em defesa da recomposição dos efetivos próprios do Sistema Petrobras”, apontou a FUP no documento.

Até hoje não tivemos, sequer, a recomposição das vagas deixadas pelos 8.298 petroleiros que aderiram ao PIDV. É sempre bom lembrarmos que o último programa de saída em massa de trabalhadores da empresa foi iniciado em 1999 e terminou em 2001, quando vivemos uma das piores tragédias na Petrobrás, que foi o afundamento da P-36, onde perdemos 11 companheiros. Se os gestores da empresa continuarem fugindo de suas responsabilidades com a recomposição estrutural dos efetivos, corremos seriamente o risco de um outro grande acidente na Petrobrás. Vide as diversas ocorrências nas refinarias e plataformas.

FUP