A Petrobrás é do povo e não abrimos mão! A Petrobrás é do povo e não abrimos mão!

Diversos, Notícias | 19 de dezembro de 2014

A Petrobrás está nos holofotes do mundo. A operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal, está trazendo à tona todo o esquema de corrupção que há anos vem sangrando a empresa.

As investigações ainda estão ocorrendo e crimes estão sendo descobertos. Entretanto, a direita, orquestrada com a imprensa, tenta disseminar o ódio contra a estatal, pois existe também um grande interesse por trás disso tudo: a volta do regime de concessão na exploração do petróleo. Esse tipo de sistema é um retrocesso, pois o petróleo deixa de ser da União e passa a ser de quem o explora. Atualmente, prevalece no Brasil o regime de partilha, onde o Estado, no caso, é o dono de sua parte no petróleo produzido.

O fato, é que a descoberta do pré-sal despertou o interesse das multinacionais no nosso petróleo. Portanto, querem o retorno do regime de concessão, para assim, terem em mãos a nossa riqueza. E para isso, estão tentando de todas as formas, enfraquecer, desmoralizar e desqualificar a imagem da Petrobrás, alegando que ela não tem condições de operar sozinha.

A luta pelo monopólio estatal do petróleo começou na década de 40, onde o povo abraçou a campanha “O petróleo é nosso”. Era claro o interesse pela construção de uma empresa 100% pública, que garantisse a exploração nas mãos do Estado. Em 1953, veio a criação da Petróleo Brasileiro S.A, a Petrobrás, da qual fazemos parte. Uma conquista que entrou para a história do país.

De lá par cá, os trabalhadores do Sistema Petrobrás sempre estiveram na vanguarda das reivindicações e protestos. Somos, sem dúvida, uma das categorias mais organizadas e combatentes na luta por nossos ideais. Impedimos, na década de 90, a entrega da Petrobrás para às multinacionais. E hoje, não vamos permitir, que a riqueza gerada pelo pré-sal seja entregue ao capital privado. O pré-sal é estratégico para o desenvolvimento do Brasil.

O Sindipetro/MG sempre defendeu e continua a defender que todos aqueles que de alguma forma contribuíram para os desvios sejam punidos. Não podemos admitir que a maior empresa do país, da qual fazemos parte, perca sua credibilidade, principalmente, aos olhos dos brasileiros.

Não vamos deixar também, que a mídia influencie a opinião dos brasileiros com denúncias sem provas. E se tratando de corruptos e corruptores, exigimos que paguem pelo que fizeram e devolvam o dinheiro roubado. Nós não permitiremos que a imagem da Petrobrás seja manchada pela ação de alguns que articularam em benefício próprio.
O pré-sal é a garantia do futuro do povo brasileiro. Vamos à luta por ele e em defesa de uma Petrobrás pública e 100% estatal. E para nós, petroleiros, é motivo de orgulho compor o quadro da empresa que garante a soberania do Brasil. Agora, não é hora de recuar.

Sindipetro/MG