Trabalhadores da Volks dão exemplo de resistência e luta Trabalhadores da Volks dão exemplo de resistência e luta

Diversos, Notícias | 22 de janeiro de 2015

O pesadelo dos metalúrgicos demitidos pela Volkswagem acabou na sexta-feira, 16, após 11 dias de greve. Isso só foi possível porque a categoria não aceitou com normalidade as demissões provocadas pela montadora. Indignados com o procedimento da empresa, que arbitrariamente pôs na rua 800 trabalhadores e deixou 1.300 sob ameaça, a categoria se uniu, cruzou os braços e foi à luta. O maior exemplo foi registrado no dia 12 janeiro, quando 20 mil metalúrgicos do ABC ocuparam a Via Anchieta, num ato de solidariedade e em defesa do emprego dos seus companheiros.

Que este exemplo sirva para toda classe trabalhadora na luta pela derrubada das Medidas Provisórias 664 e 665. Mas isso só será possível se todos nós tivermos a consciência de que unidos, a vitória virá. O ano está apenas começando, e já traz indícios que não será fácil. Teremos muitos embates pela frente, e a princípio, exigir do governo a negociação das medidas será o primeiro passo. A pressão nas ruas, nos ambientes de trabalho e o diálogo nas bases serão fundamentais para o engajamento de todas as categorias brasileiras. Não podemos permitir que direitos e conquistas sejam minguados por uma decisão unilateral e arbitrária.

Na próxima quarta-feira, 28, as centrais sindicais realizarão em todo país, o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Empregos e dos Direitos. Essa é a hora de mostrarmos a nossa força. Participe dos atos e manifestações que serão convocados. Vamos dar a resposta para quem quer ir contra os direitos dos trabalhadores brasileiros. Nós exigimos respeito!

Sindipetro/MG