Petrobras mostra metodologias para balanço na 5ª, diz fonte Petrobras mostra metodologias para balanço na 5ª, diz fonte

Diversos, Notícias | 26 de março de 2015

A diretoria executiva da Petrobras vai apresentar ao Conselho de Administração, em reunião na quinta-feira, o andamento dos trabalhos e os métodos usados para fechamento dos resultados financeiros auditados, disse uma fonte próxima do assunto nesta quarta-feira.

A pauta da reunião não prevê a aprovação de números e sim uma apresentação sobre as metodologias que serão utilizadas para a elaboração dos documentos finais, acrescentou a fonte, que preferiu não ser identificada.  Dessa forma, a fonte avalia que é “pouco provável” que os balanços auditados do terceiro e quarto trimestres sejam aprovados no encontro.

A Agência Estado publicou que a Petrobras corre contra o tempo para aprovar o balanço na reunião de quinta-feira. Citando fontes, a reportagem disse ainda que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Securities and Exchange Comission (SEC) aprovaram o método que será utilizado no cálculo do tamanho das perdas com corrupção para o fechamento do balanço.

Mas uma segunda fonte a par do assunto consultada pela Reuters negou que tenha havido qualquer sinalização do regulador no Brasil para a metodologia. A CVM ordenou que a Petrobras se manifestasse sobre a matéria, o que ocorreu na noite desta quarta-feira. A empresa disse que “está avaliando o tratamento contábil adequado para os pagamentos indevidos identificados no âmbito das investigações relativas à Operação Lava Jato”.

A Petrobras informou que “continua trabalhando para disponibilizar as demonstrações contábeis revisadas do terceiro trimestre de 2014 e as demonstrações anuais auditadas o mais breve possível.

No entanto, ainda não há data definida para a divulgação.” A Petrobras tem até o fim de abril para publicar seu balanço anual auditado, de acordo com as regras da SEC dos EUA. Após essa data, disse a Petrobras anteriormente, a empresa ainda terá de 30 dias a 60 dias, dependendo de contratos de dívidas, para cumprir essa obrigação.

Ou seja, o balanço anual auditado deve ser emitido até o final de maio de 2015, segundo a empresa. Caso contrário, credores poderão pedir a antecipação do vencimento da dívida.

EXAME