Maria Augusta Tibiriçá Miranda, ativista do “Petróleo é Nosso”, morre aos 97 anos Maria Augusta Tibiriçá Miranda, ativista do “Petróleo é Nosso”, morre aos 97 anos

Diversos, Notícias | 9 de abril de 2015

A médica Maria Augusta Tibiriçá Miranda, secretária-geral da campanha “O Petróleo é Nosso”, que resultou na criação da Petrobrás em 1953, por Getúlio Vargas, faleceu na última terça-feira, 7, no Rio de Janeiro, aos 97 anos.  Maria Augusta foi sepultada na tarde dessa quarta-feira, 8, no Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio, onde recebeu a última homenagem de dezenas de amigos e companheiros de luta.

Militante política desde a juventude – filha de Alice Tibiriçá, uma das principais lutadoras da causa do voto feminino no Brasil, concedido em 1932 por Getúlio Vargas, ainda no governo provisório, logo após a vitória da Revolução de 30.

Maria Augusta lutou por todas as grandes causas do Brasil, a partir da década de 40; e, especialmente, após o golpe de 64, pela redemocratização do país. Ela também teve papel destacado na campanha pela anistia ampla, geral e irrestrita; na campanha das diretas e na luta em defesa da soberania brasileira – como uma das principais auxiliares de jornalista Barbosa Lima Sobrinho, a quem substituiu na presidência do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon), criado na década de 80, para fazer frente ao ‘Centrão’ na Constituinte.

Maria Augusta também é autora, entre outras publicações, do livro “O Petróleo é Nosso – a luta contra o entreguismo”, da Editora Vozes, que fez em conjunto com seu ex-marido, também militante das causas sociais, ligado a Luis Carlos Prestes, Henrique Miranda.

Personagem emblemática do campo progressista, nem a sua idade avançada a impediu de continuar na militância política até os dias de hoje, no Modecon e na luta dos petroleiros e da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) contra os leilões entreguistas de áreas para exploração de petróleo, por empresas estrangeiras, promovidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Maria Augusta deixoa dois filhos, Caíque e Aloísio Tibiriçá.

O atual presidente do Modecon, Lincoln de Abreu Penna, sobre a morte de Maria Augusta, divulgou a seguinte Nota Oficial:

“Nossa Presidente de Honra, líder da Campanha O Petróleo é Nosso, nos deu adeus neste dia 7 de Abril, menos de trinta dias antes de completar os seus 98 anos de idade. O dia 7 de Abril é a data de fundação da ABI, onde protagonizou emocionantes momentos de sua militância em defesa dos princípios da soberania nacional e na defesa intransigente de postulados caros ao povo brasileiro. E na sede dessa entidade, juntamente com o doutor Barbosa Lima Sobrinho, manteve acesa a luta patriótica e popular.

“Sua atitude altaneira combinava com o bom trato nas relações sociais e políticas, marcando suas posições sem perder a ternura.

“Por coincidência sempre feliz, também no dia 7 de Abril consagra-se o Dia Mundial da Saúde. Sabe-se, que Maria Augusta herdara de sua mãe, Alice Tibiriçá, a bandeira de luta pela saúde pública no País. E para completar esta data registre-se que foi também nesse dia que se deu a criação da organização Mundial de Saúde, em Genebra.

“Mas foi a sua participação na Campanha do monopólio do petróleo que mais se pode associar a luta de Maria Augusta, que juntamente com seu companheiro e pai de seus filhos, o professor Henrique Miranda, correram o País afora com o destemor dos que sabem enfrentar as adversidades em nome do bem comum.

“Sua trajetória de vida jamais será esquecida, porque sua fibra e determinação irão, com certeza, nos embalar para dar continuidade a tantos outros enfrentamentos em prol do povo brasileiro, pois sua presença mais do que nunca estará em nossas lembranças”. Lincoln de Abreu Penna – Presidente do MODECON.

PDT