Caos no Benefício Farmácia Caos no Benefício Farmácia

Diversos, Notícias | 13 de abril de 2015

A direção da Petrobrás mudou a operadora do Beneficio Farmácia repentinamente. Isso foi feito sem nenhuma negociação com a FUP e seus sindicatos. A transição foi realizada de maneira intempestiva e surpreendeu a todos, principalmente os trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. A forma autoritária como foi realizada a troca da operadora, levou a uma total desorganização do sistema, que já estava implantado e atendia muito bem os beneficiários.        

A nova operadora, a Global Saúde, se dispôs a cadastrar todos que utilizavam o antigo sistema e  manter o fornecimento dos remédios sem interrupção. Mas não é isso que está acontecendo. O Sindipetro/MG tem recebido inúmeras queixas de companheiros e companheiras que não conseguem cadastrar e nem comprar os remédios.           

Recebemos denúncias de usuários que ficaram mais de 25 minutos tentando ser atendidos por telefone e não conseguiram. O cadastramento pela internet funciona como vagalume. Isto é: o sistema cai e demora muito tempo para retornar. Quando retorna, é por pouco tempo, pois logo volta a cair, impedindo, assim,  o cadastramento. Pelo 0800, o usuário tem que ter muita disposição para ficar ouvindo a irritante “musiquinha”, enquanto espera um possível atendimento.       

Nas compras de remédios,  a situação não é diferente. Tanto os já cadastrados como os que não conseguiram cadastrar na Global Saúde, não estão conseguindo comprar os remédios. Muitos trabalhadores estão em difícil situação, pois estão tendo que comprar medicamentos do próprio bolso afetando o orçamento familiar e trazendo sofrimento para os doentes e suas famílias.          

O Beneficio Farmácia não é gratuito. Todos nós temos um desconto mensal para cobrir os gastos da Petrobrás com as compras dos remédios. Ela é responsável pelo desconto em nossos salários e também é a responsável por gerir esses recursos. A Petrobrás escolheu, sem nenhuma negociação com a FUP/Sindipetros, a Global Saúde para administrar o programa. Portanto, é de sua total responsabilidade os problemas que estamos passando por causa da incompetência da operadora.          

O Sindipetro/MG e a FUP estão cobrando junto à Petrobrás uma solução urgente para os problemas que estão levando alguns petroleiros ao desespero. É bom lembrar que muitos trabalhadores da ativa, aposentados, pensionistas e dependentes utilizam remédios caros. O tratamento dessas doenças exige o uso contínuo de medicamentos.  A faltar pode levar ao agravamento do quadro e resultar em óbito.         

A direção da Petrobrás e a Global Saúde têm de tomar medidas para por fim aos riscos que estão expondo seus trabalhadores, aposentados e familiares. O Beneficio Farmácia é uma conquista de nossa categoria e não admitiremos que o destruam.

Sindipetro/MG