Inimigos da classe trabalhadora de Minas Gerais Inimigos da classe trabalhadora de Minas Gerais

Diversos, Notícias | 13 de abril de 2015

Companheiro (a),

O Sindipetro elencou todos os deputados federais do estado de Minas que votaram contra a classe trabalhadora, sendo favoráveis ao PL 4330/2004, que regulamenta a terceirização em todas atividades das empresas, sejam elas públicas, privadas ou mistas. Nós, petroleiros, conhecemos na prática os malefícios que a terceirização provoca.  A começar pela diferença discrepante entre os número de funcionários concursados e terceirizados. Ao todo, o Sistema Petrobrás possui 86.108* concursados. Em contrapartida, 360.180* são terceirizados. Isso nos mostra que para cada trabalhador próprio, temos quatro subcontratados. Se aprovado, o PL 4330/2004 permitirá que todas as atividades da Petrobrás sejam terceirizadas. Com isso, o número de funcionários próprios tende a acabar,  já que a realização de concurso público será liquidada.

A vida laboral do terceirizado é de responsabilidade das empreiteiras, que sob a lógica da produção x custo, precarizam as condições de trabalho e não fornecem o treinamento necessário à mão de obra. Com a falta de preparo, cresce o risco de acidentes e, consequentemente, as mortes. O levantamento realizado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) em parceria com seus sindicatos, mostra que, de 1995 até 2014, 344 trabalhadores morreram em acidentes de trabalho no Sistema Petrobrás. Destes, 280 eram terceirizados e 64 próprios.

Outro agravante causado pela terceirização é a redução drástica de salário atrelada à exploração da mão de obra. Um estudo realizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), publicado em 2014,  mostra que  o trabalhador terceirizado trabalha três horas a mais, em média, além de receber 25% a menos pelo mesmo serviço.

São por esses e outros motivos, que o Sindipetro/MG pede o seu apoio para exigir dos deputados a derrubada do PL 4330/2004. Mande um email cobrando o voto contrário ao PL 4330/2004. Na imagem, segue o contato dos deputados federais de MG.

Não vamos permitir que nossas conquistas sejam esvaídas.

Vamos à luta contra o PL da Terceirização!

Sindipetro/MG