“Apesar de tudo que se diz, situação da Petros ainda é favorável”, afirma atuária “Apesar de tudo que se diz, situação da Petros ainda é favorável”, afirma atuária

Diversos, Notícias | 13 de maio de 2015

Embora o balanço da Petros ainda não tenha sido auditado pelo órgão fiscalizador, a Previc, na noite dessa terça-feira, dia 12, o relatório anual de 2014 foi apresentado para categoria pela atuária do Escritório Rodarte Nogueira, Mariana Custódio.

 Mariana Custódio apresenta relatório sobre os Planos Petros I e II na sede do sindicato

Segundo Mariana, o balanço não foi enviado por causa de uma mudança na legislação, que prevê uma nova data e  não por má gestão da previdência. A Petros tem até 31 de julho para apresentar e após este procedimento, terá mais 30 dias para fazer a divulgação e dar conhecimento aos participantes e assistidos. Até o ano passado, a data limite para a divulgação era 30 de abril (saiba mais)

A atuária fez uma contextualização histórica da Petros no Sistema Petrobrás, relembrando o Acordo de Obrigações Recíprocas (AOR), que levou à repactuação. Na sequência, mostrou gráficos sobre  a atual situação dos Planos Petros I e II. E, no encerramento, fez uma análise comparativa com outros fundos de pensão. Ficou claro, que ao contrário do que a grande imprensa quer passar sobre a Petros, levando a crer que o fundo está em crise, essa não é a verdade. “Apesar de tudo que se diz, a situação da Petros  ainda é favorável”, afirmou a atuária. 

Categoria presente

Após a explanação do balanço, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas. Em breve enviaremos por email a apresentação utilizada no encontro.

Sindipetro/MG