29º Congresso Estadual dos Petroleiros de MG: dias 20 e 21 de maio, às 17h30, no sindicato 29º Congresso Estadual dos Petroleiros de MG: dias 20 e 21 de maio, às 17h30, no sindicato

Diversos, Notícias | 18 de maio de 2015

Instância máxima das resoluções regionais da nossa categoria, o 29º Congresso Estadual dos Petroleiros de Minas Gerais, acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, às 17h30, na sede do sindicato.

Este ano, na nossa campanha salarial serão negociadas as cláusulas econômicas e sociais, que vencem em agosto. Por isso, enviamos por email, o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2015, para que a partir dele, nós possamos debater propostas para a nossa pauta de reivindicações (para acessá-la: clique aqui). Ao lado de cada cláusula, há um espaço a ser preenchido, com as seguintes opções: proposta de supressão da cláusula; proposta de aperfeiçoamento da redação da cláusula e proposta de cláusula nova, relacionada, no tema, à cláusula comentada.

Sendo assim, o Sindipetro/MG pede para que todos os trabalhadores e trabalhadoras leiam antecipadamente o ACT 2013/2015 e tragam suas proposições para serem apreciadas durante o congresso. Além disso, iremos discutir o financiamento da campanha nacional em Defesa da Petrobrás e contra o Projeto de Lei da Terceirização (PL 4330/2004).

Antecipando a discussão da pauta a ser construída, teremos na quarta-feira, dia 20, uma análise de conjuntura feita pela presidente da CUT-MG e coordenadora do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira. Foi confirmada também, a presença do assessor da CUT/MG e do Dieese, Frederico Melo. 

DELEGAÇÃO DA V PLENAFUP

A presença no congresso local é uma das condições para participar da Plenária Nacional da FUP. Depois disso, vem a eleição, que é democrática, onde todos os trabalhadores podem se inscrever. Mas vale lembrar, que as vagas são limitadas aos trabalhadores da ativa, aposentados e diretoria, onde 17% devem ser preenchidas por mulheres, conforme o percentual de atuação no Sistema Petrobrás.

Ao delegado (a) cabe participar de todas as atividades que acontecerão na V Plenafup, que este ano será entre os dias 1º a 5 de julho, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, São Paulo.

Sindipetro/MG