Eles querem entregar o Brasil Eles querem entregar o Brasil

Diversos, Notícias | 19 de junho de 2015

A elite brasileira tem um único projeto político, o entreguismo. Desde a época das colônias, o imperialismo encontra na América Latina uma elite dedicada a dar tudo o que ele deseja. Primeiro, foram-se os Paus-brasil. Depois, os ouros e diamantes. Por fim, tentaram o Petróleo. Tentaram, porque no meio do caminho tinha um povo que, na luta, garantiu a soberania nacional.

Agora, José Serra (PSDB-SP) força no Senado a votação do projeto de lei que tira a exclusividade da Petrobrás na extração do pré-sal. Se aprovado, as empresas estrangeiras terão caminho livre para a extração predatória do nosso petróleo. Por mais paradoxal que possa parecer, o projeto tira o monopólio da Petrobrás, para entregar o pré-sal às empresas estrangeiras que monopolizam a extração do petróleo ao redor do mundo.

Em 2012, o Wikileaks revelou que José Serra, durante a campanha de 2010, havia prometido à Chevron a entrega do pré-sal às empresas estrangeiras. Um sinal claro de que ele governa para todos, desde que não sejam brasileiros.
O Brasil, não ganha nada com isso. Muito pelo contrário. Com a perda da exclusividade sobre o pré-sal, o país perde a sua soberania energética. Setor estratégico para o desenvolvimento nacional. O objetivo, é desestruturar a Petrobrás ao ponto dela não ser competitiva no mercado internacional.
Com os ataques à empresa, os trabalhadores e trabalhadoras ficam vulneráveis, podendo perder os seus direitos. O encolhimento da Petrobrás, também ocasionará a demissão de milhares de petroleiros. Assim, as empresas estrangeiras terão mão-de-obra em excesso, podendo oferecer salários abaixo da média e, quem sabe, até terceirizado.

O projeto de José Serra é mais um retrocesso do Congresso Nacional. Esse é um momento da categoria petroleira retornar às ruas. Defender os seus direitos e a soberania do país. Devemos vencer as divisões e conspirações, derrotando em mil batalhas aqueles que pretendem, de dentro e de fora, debilitar e trazer abaixo a pátria e os nossos direitos.

Sindipetro/MG