Lideranças sindicais apontam desafios diante da conjuntura em ato político no Terminal da Transpetro Lideranças sindicais apontam desafios diante da conjuntura em ato político no Terminal da Transpetro

Diversos, Notícias | 2 de julho de 2015

Os petroleiros e petroleiras que participam da V Plenafup realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 2, um ato político na portaria do Terminal da Petrobrás-Transpetro, em Guararema/SP. Representantes sindicais apontaram os desafios da categoria petroleira diante da conjuntura econômica e política. Foi destacado a necessidade de todos os trabalhadores se unirem em defesa da Petrobrás, principalmente diante da notícia dos desinvestimentos e do Projeto de Lei – PLS/131 proposto pelo senador, José Serra, que quer retirar da Petrobrás a condição de operadora única do pré-sal.

Nas falações, os dirigentes chamaram a atenção da categoria para a importância de alertar a sociedade sobre os riscos que não só os petroleiros, mas todos os brasileiros correm diante da ameaça de desestruturar a empresa. O que se vê é um esforço da direita e da mídia, aproveitando o momento delicado que a empresa está passando, para entregá-la ao mercado internacional.

O diretor do Sindipetro/MG, Gildo Almeida, lançou para os trabalhadores no ato, o desafio de articular suas bases, já que o momento exige o engajamento de todas na luta para não permitir o retrocesso dentro da Petrobrás.

Já o coordenador da FUP, José Maria Rangel, ressaltou a ousadia do ex-presidente Lula em transformar a Petrobrás em uma das maiores empresas de petróleo do mundo. E o que pretende o projeto de Serra, é entregar o pré-sal brasileiro para as multinacionais. Ele ainda lembrou que a FUP tem um projeto que prevê a retomada do monopólio, entretanto, a luta hoje é pela manutenção da Lei da Partilha.

As atividades da V Plenafup seguem até domingo, dia 5, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema/SP.

Fotos: clique aqui

Sindipetro/MG