Relatório sobre a saúde do trabalhador petroleiro é entregue ao Sindipetro/MG e Regap Relatório sobre a saúde do trabalhador petroleiro é entregue ao Sindipetro/MG e Regap

Diversos, Notícias | 17 de julho de 2015

Na tarde da última sexta-feira, 17, o relatório que condensa o estudo sobre a saúde do trabalhador petroleiro foi entregue aos representantes do Sindipetro/MG e da Regap.

A professora Adriana Penzin, uma das coordenadoras do projeto, apresentou em linhas gerais o processo da pesquisa e destacou, que o objetivo foi construir um dispositivo para intensificar a  reflexão coletiva. Além disso, ela pontuou que as considerações finais do estudo não se trata de uma conclusão, mas de embasamento para se pensar em estratégias da restituição do trabalho.

O relatório foi finalizado com 411 páginas e está disponível na sede do sindicato.

RETROSPECTIVA

A pesquisa “Diagnóstico sobre os impactos psicossociais da atividade laboral na vida do trabalhador petroleiro” é fruto  da Ação Civil Pública, ajuizada em 2000, pelo Ministério Público do Trabalho, após denúncias feitas pelo sindicato.

Iniciado em março de 2014, o estudo passou por várias fases, como reuniões entre as partes envolvidas, estudo de campo, entrevistas e aplicação de questionário com os  trabalhadores (as) da ativa os aposentados (as).

À frente do trabalho esteve os professores doutores da PUC Minas,William Castilho e Adriana Penzim. A equipe de pesquisa contou também com cinco estagiárias do curso de Psicologia, a médica do trabalho, Drª Luciana Martins e o professor doutor da UFMG, Marco Túlio, que tem especialização nas questões do sono laboral. Representando o Sindipetro/MG, contribuiu o diretor José Maria da Silva.

Sindipetro/MG