Incêndio de grande proporção que atingiu tanque na Transpetro foi debelado Incêndio de grande proporção que atingiu tanque na Transpetro foi debelado

Diversos, Notícias | 23 de setembro de 2015
Um incêndio de grande proporção aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, no Parque de Gás Maria Quitéria (que faz transferência e estocagem de GLP- Gás Liquefeito de Petróleo), da Transpetro, localizado em Madre de Deus.  O fogo tomou conta da PSV- um tipo de válvula de segurança que se abre quando há aumento de pressão no interior do tanque.
 
O Corpo de Bombeiros de Madre de Deus e as brigadas do Temadre e da Rlam passaram a manhã no local combatendo o incêndio. A gerência da Transpetro acionou a Defesa Civil e solicitou a evacuação dos moradores do bairro de Quitéria por medida de segurança.
 
De acordo com os diretores do Sindipetro Bahia, André Araújo, Gilson Sampaio e Adailson Marcelo, que se dirigiram ao local logo que souberam do ocorrido, as  brigadas e os bombeiros militares tentaram  controlar e debelar o incêndio, resfriando, inclusive,  os outros tanques próximos. Não há notícias sobre feridos. Foi injetado nitrogênio no tanque para evacuar o GLP e evitar explosão do tanque.  No final da manhã, a operação teve sucesso, a válvula foi fechada e o fogo debelado.
 
O diretor André Araújo informa que o Sindipetro Bahia permanecerá no local e reivindicará a participação da entidade na investigação que irá apurar as causas do incêndio. Araújo denuncia que, infelizmente, o ocorrido, mostrou a vulnerabilidade do Plano de Contingência de Madre de Deus, pois muitos moradores permaneceram no local do incêndio tirando fotos e filmando, colocando as suas vidas em risco. Para o diretor é preciso realizar mais simulados e buscar uma maior interação com a comunidade.