AGORA É GREVE! AGORA É GREVE!

Diversos, Notícias | 30 de outubro de 2015

Está declarada: a greve por tempo indeterminado começa neste domingo, dia 1º de novembro, às 23h30.

As negociações da Pauta pelo Brasil, que contempla bandeiras de luta da categoria petroleira, não avançaram. O documento foi protocolado em julho e, até o momento, a gerência da Petrobrás insiste em não responder sobre a venda de ativos, demissões dos terceirizados, remanejamento de funcionários próprios, reposição de efetivo, dentre outras demandas. Além disso, as propostas econômica e social para o Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2017 não condizem com os nossos interesses, pois rebaixa direitos já garantidos e acarreta perda salarial.

Além de defender questões que abordam interesses nacionais, a Pauta pelo Brasil declara na cláusula 13 que os trabalhadores não aceitarão qualquer retrocesso no Acordo Coletivo de Trabalho. Em português claro: NENHUM DIREITO A MENOS!

Na tentativa de barrar qualquer ataque à mobilização grevista nacional, a FUP e seus sindicatos se reuniram com o Ministério Público do Trabalho para buscar o cumprimento da Lei de Greve, de forma a garantir o exercício pleno desse direito. Entretanto, a Petrobrás, em mais um caso de desprezo à categoria, não compareceu.

Agora, companheiros, vamos nos unir para exigir a manutenção das nossas conquistas, dos nosso empregos e por uma Petrobrás forte. O que está em jogo é o nosso futuro e, também, do povo brasileiro. Essa greve é a oportunidade para dizer que nós, petroleiros, não aceitaremos o desmonte da empresa, que é o símbolo da soberania nacional e indutora do desenvolvimento do nosso país.

Montes Claros

Na próxima terça-feira, dia 3, o diretor do Sindipetro/MG, Gildo Almeida, estará na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro para discutir com a categoria sobre a mobilização nacional e a participação dos trabalhadores no movimento.

Sindipetro/MG