Pauta pelo Brasil: desafiadora, mas necessária! Pauta pelo Brasil: desafiadora, mas necessária!

Diversos, Notícias | 15 de janeiro de 2016

O objetivo do Grupo de Trabalho criado para debater a Pauta pelo Brasil, fruto de nossa última greve, é justamente jogar as cartas na mesa e debater o futuro da empresa diante desse quadro. Mas não deixaremos que esse debate se limite a gráficos, planilhas e tabelas: queremos respostas que não sejam óbvias!

E isso não significa ser irresponsável. Também queremos a recuperação financeira da empresa para que ela siga crescendo, gerando emprego, renda e tecnologia, mas não aceitaremos a velha receita neoliberal: venda de patrimônio e chicote no lombo do trabalhador. O remédio proposto pelo atual Plano de Negócios e Gestão da Petrobrás para os próximos anos pode, inclusive, matar o paciente!

A saída para essa crise deverá ser também política, em debates que não se encerram em salas e corredores da empresa, mas que se enveredam pelos gabinetes daqueles que governam esse país. É responsabilidade do Governo Federal buscar novas formas de financiamento para nossa empresa e garantir que essa não volte a ser tratada como foi ao longo da década de 1990, tempos sombrios para a estatal e para a categoria petroleira.

Nesse sentido, o anúncio de mais cortes em investimentos e possíveis vendas de mais setores da empresa soam como um desrespeito aos petroleiros e petroleiras, já que mal iniciamos o debate sobre o atual Plano de Gestão da Petrobrás e estamos empenhados a fazê-lo da melhor forma possível, com apoio de setores acadêmicos e do Dieese. Em um momento tão delicado, a ausência de diálogo e transparência não ajudam em nada!

Sindipetro/MG