O golpe O golpe

Diversos, Notícias | 9 de março de 2016

Se condenamos os excessos da Lava Jato, dizem que “estamos a favor de corruptos”. Se cobramos punição para os corruptos da oposição, dizem que “não podemos justificar os erros da esquerda ou do PT, com os erros da direita.” Se criticamos as prisões arbitrárias, dizem que “corrupto tem que ficar preso”, mesmo sem provas. Se criticamos a postura parcial e partidária da mídia, dizem que “é desespero”. Assim, vamos entrando num perigoso jogo de ameaças às instituições democráticas. Para defender Lula neste espaço sofremos críticas. Ele já está condenado pela mídia e sua prisão seria uma questão de tempo. Não interessa a defesa que ele fez, mas sim, o tom condenatório da imprensa a tudo no que se refere ao ex-presidente. Parte da população embarca nessa onda da grande imprensa e já condenou Lula e todos que o defendem. Apesar de não ter nenhum processo contra ele.

Nesse clima, o país vai avançando para a instabilidade e qualquer coisa pode surgir. A Globo já está chamando os militares para ajudar no golpe. Ela está se sentindo ameaçada. A reação dos movimentos sociais e petistas ao “sequestro” de Lula em São Bernardo do Campo assustou a mídia, em especial a Globo. Esse “sequestro” foi condenado por quase todos os juristas e por membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A condução de Lula para depor foi feita por policiais armados de fuzil automático. Numa demonstração de força totalmente desnecessária. Ele foi conduzido ao aeroporto de Congonhas para depor numa sala da Polícia Federal. Pra variar, todos os veículos de comunicação foram avisados sobre a ação da Polícia Federal. Parece que a intenção era levá-lo preso para Curitiba, mas a reação de parte da população fez mudar de ideia.

A Globo é quem comanda a Operação Lava Jato. Moro praticamente está nas mãos da mídia. Ele não tomou nenhuma providência sobre o triplex dos Marinho, numa área de proteção ambiental e que está no nome de uma empresa fantasma com sede em Las Vegas. Sobre isso, ninguém espera qualquer investigação do juiz super herói.

Mas o destino dele está traçado. Quando as famílias que controlam a mídia notarem que Sérgio Moro não é mais útil, ele será descartado, assim como fizeram com o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa. Nós vamos lutar até o fim para manter nossa democracia, cujo ponto básico é respeitar a opinião contrária e defender o Estado de Direito. Custe o que custar! Essa foi sempre a tradição dos petroleiros.

Sindipetro/MG