Debate público na ALBA defende campos terrestres, Pré-Sal e Sistema Petrobrás Debate público na ALBA defende campos terrestres, Pré-Sal e Sistema Petrobrás

Diversos, Notícias | 14 de março de 2016
Em defesa dos campos terrestres, do Pré-sal e do Sistema Petrobrás, centenas de trabalhadores de várias as áreas da Bahia participaram nesta manhã de segunda (14\03), do debate público promovido pelo Sindipetro Bahia, FUP, CUT, diversas entidades e movimentos sociais, na Assembleia Legislativa da Bahia. O Sindipetro Bahia disponibilizou transporte para os trabalhadores e trabalhadoras que quiseram participar do evento, que ocorreu no Auditório Jorge Calmon, na ALBA.
 
Diante da atual situação e da política da alta gerência da Petrobrás, que vem contribuindo e acelerando o desmonte da empresa, o que está ocasionando a demissão em massa de centenas de trabalhadores indiretos e ameaçando os postos de trabalho dos diretos, é imprescindível a participação da categoria nesse evento.
 
Na Bahia, dois dos polos de produção mais rentáveis foram os escolhidos pela Petrobrás para serem entregues à iniciativa privada.  Um deles é Buracica, que possui sete campos e está localizado na região dos municípios de Catu e Alagoinhas. O outro é Miranga, com nove campos e situado na região de Pojuca.
 
Com a venda desses polos, cerca de 250 trabalhadores diretos ficam sem postos de trabalho e amargam a incerteza se serão transferidos, quando e onde podem ser realocados. Para os cerca de 750 trabalhadores indiretos a realidade é ainda mais cruel. Esses, serão demitidos.
 
O coordenador do Sindipetro/MG, Leopoldino Martins e o diretor, Anselmo Braga, marcaram presença.