Ato em solidariedade à greve nos campos terrestres e contra o desmonte da Petrobrás, nesta quinta-feira, 4 Ato em solidariedade à greve nos campos terrestres e contra o desmonte da Petrobrás, nesta quinta-feira, 4

Diversos, Notícias | 2 de agosto de 2016

Contra a venda dos campos terrestres, os petroleiros e petroleiras da Bahia e do Rio Grande do Norte estão em greve desde o dia 1º de agosto.

A paralisação, definida em assembleias, repudia a decisão da Petrobrás de vender 104 concessões de exploração e produção de petróleo e gás, em diversos estados do país.

Desde que assumiu o governo, o presidente ilegítimo, Michel Temer, tem tomado decisões que impactam diretamente as conquistas e direitos da classe trabalhadora. E a Petrobrás está no centro da disputa política.

Bombardeada diariamente há meses pelas denúncias de corrupção da Operação Lava Jato, Temer e seus aliados aproveitam para levar a população a crer que a única solução é a privatizar a empresa. Portanto, a venda irresponsável de ativos faz parte de um plano, cujo objetivo é entregar o petróleo brasileiro para às multinacionais.

No último dia 28, o Conselho de Administração aprovou a venda da participação no bloco exploratório BM-S-8 para a sueca Statoil Brasil Óleo e Gás por US$ 2,5 bilhões (R$ 8,5 bi). A área de Carcará, na Bacia de Santos, comprovadamente de alta produtividade, foi o primeiro campo de pré-sal negociado e tinha como operadores do consórcio Petrobrás (66%), Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

Diante disso, a categoria petroleira não sairá ilesa, a começar pelos empregos, tanto dos próprios quanto dos terceirizados. Sendo assim, é fundamental que nós, petroleiros e petroleiras, enfrentemos com resistência as propostas golpistas.

Além disso, temos o dever de denunciar à sociedade e buscar apoio para barrar o desmonte em curso.
MANIFESTAÇÃO

Em solidariedade ao movimento grevista, que terminará na sexta-feira, 5, e em repúdio ao anúncio de venda da BR Distribuidora, o Sindipetro/MG convoca os trabalhadores da Regap e UTE-ACH para realizar um ato unificado com o Sitramico/MG, nesta quinta-feira, dia 4.

Sindipetro/MG