Petroleiros coletam assinatura de deputados em defesa do pré-sal Petroleiros coletam assinatura de deputados em defesa do pré-sal

Diversos, Notícias | 23 de agosto de 2016

Os petroleiros devem encerrar até quarta-feira (24) a coleta das assinaturas necessárias para a convocação de um plebiscito sobre o pré-sal. Diretores da FUP (Federação Única dos Petroleiros) e do Sindipetro/MG estão em Brasília (DF) realizando uma campanha em defesa da proposta.

O projeto de Decreto Legislativo, de autoria do deputado federal Henrique Fontana (PT) e outros parlamentares, prevê a convocação de um plebiscito para que a população decida “sobre a possibilidade de exploração e produção de jazidas estratégicas de petróleo e gás por consórcio de empresas que não tenham a Petrobrás como operadora”.

A proposta surgiu após um projeto de lei apresentado por José Serra (PSDB/SP), senador licenciado e atual ministro das Relações Exteriores do governo interino de Michel Temer, que muda as regras do pré-sal e prevê que a Petrobrás deixe de ser a operadora exclusiva do pré-sal, transferindo para as multinacionais o controle das reservas. O Projeto de Lei 4567/16 também põe fim à garantia da participação mínima de 30% que a estatal brasileira tem nas áreas do pré-sal.

Após a coleta de assinaturas, a categoria se mobilizou em um protesto contra o projeto de Serra em frente ao Palácio do Itamaraty, onde ele trabalha como ministro de Temer. No local, os representantes da FUP e do Sindipetro soltaram um sinalizador e pediram a saída do presidente interino da República.

Além da campanha em defesa do pré-sal, os petroleiros também participaram de atos contra o Projeto de Lei 257/2016, que prevê congelamento de salários, desligamento voluntário de servidores, cancelamento de concursos e privatizações das empresas públicas, e contra o Projeto de Lei 241/2016, que congela os gastos públicos primários em até 20 anos, o que incluiu despesas com saúde e educação.