Sindipetro/MG realiza setoriais e ato em solidariedade à greve da SIX Sindipetro/MG realiza setoriais e ato em solidariedade à greve da SIX

Diversos, Notícias | 6 de setembro de 2016

Nos dias 8 e 9 de setembro, o Sindipetro/MG realiza reuniões setoriais com os trabalhadores da Regap e da Termelétrica Aureliano Chaves, na Grande BH e um ato em solidariedade à greve dos petroleiros da Usina do Xisto (SIX), no Paraná.

Entre os temas que serão debatidos está atual conjuntura política e econômica do Brasil após o golpe contra Dilma Rousseff. Além disso, também serão discutidas as propostas de Pedro Parente à frente da Petrobrás e a negociação para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2017, que teve início no dia 1° de setembro com a entrega da pauta de reivindicações dos trabalhadores.

Já na Usina de Biodiesil Darcy Ribeiro, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, as setoriais acontecerão nos dias 19 e 20 de setembro.

Entenda a greve na SIX

Os trabalhadores da SIX estão em greve desde o dia 1° de setembro contra a imposição de uma nova tabela de turno pela Petrobrás que reduz a jornada de trabalho de oito para seis horas, mas que aumenta os dias trabalhados no mês. Dessa forma, diminui-se o número de folgas, causando prejuízos financeiros e ao convívio social e familiar dos trabalhadores.

Com a jornada de turno de oito horas, os petroleiros trabalham 18 dias e folgam 12. Já na tabela de seis horas seriam 24 dias de trabalho para apenas seis de folga. Além disso, haveria uma redução salarial em função da diminuição da carga horária.