Sindipetro/MG negocia regramento para realização de TLT na Regap Sindipetro/MG negocia regramento para realização de TLT na Regap

Notícias, Tribuna Livre | 17 de fevereiro de 2017

refinaria_marilia-camposO Sindipetro/MG é contra a realização de TLT (Treinamento no Local de Trabalho) por entender que essa medida sobrecarrega os petroleiros que ficam na área/painel, muitas vezes cobrindo dois postos de trabalho.

Sendo assim, a diretoria do Sindicato se reuniu com a gerência da Regap na segunda-feira (13) e manifestou sua opinião contrária ao TLT de quatro horas, como já que vem ocorrendo, e ao treinamento ocorrido no último final de semana, que teve duração de oito horas.

Após negociação, os diretores conseguiram que o treinamento de oito horas não mais aconteça com o operador responsável pela área e que o treinamento de quatro horas seja dividido em dois módulos de duas horas, com intervalo também de duas horas entre as etapas (conforme o quadro abaixo).

O Sindipetro/MG mantém sua posição contrária a esse tipo de treinamento e orienta que operadores observem o cumprimento desse acordo e denuncie ao Sindicato qualquer irregularidade.

Novas regras para o TLT na Regap

  • Treinamento de oito horas: será feito pelo operador da área que, no dia do treinamento, não precisará pegar o serviço. Tanto no painel quanto na área, haverá um operador em seu lugar para possibilitar que o mesmo se ausente para a realização do curso. O operador liberado para o TLT não será responsável pela área neste dia.
  • Treinamento de quatro horas: haverá o intervalo de duas horas para que o operador faça sua refeição e se atualize das condições da área ou do painel. Deste modo, diminui-se o risco de que, em uma eventual emergência, o operador volte para a área/painel desatualizado em relação à situação do processo.