Sindipetro/MG notifica UTE-ACH sobre excesso de horas extras Sindipetro/MG notifica UTE-ACH sobre excesso de horas extras

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 10 de abril de 2017

aureliano_chaves_termeletrica_dig32686No último dia 31, o Sindipetro/MG enviou uma carta à gerência da Termelétrica Aureliano Chaves notificando a empresa sobre o excesso de horas extras realizadas no setor de operação da unidade e cobrando uma providência da Petrobrás para solucionar o problema.

A situação tem sido provocada pela redução do efetivo operacional, que se agravou nos últimos meses em razão do PIDV realizado no ano passado. A usina, que já tinha um quadro de funcionários reduzido, perdeu mais quatro petroleiros (o que corresponde a 20% de seu efetivo) nos últimos seis meses.

Em alguns casos, os trabalhadores precisam dobrar e chegam trabalhar 16 horas ininterruptas, inclusive em jornadas envolvendo partidas/paradas da planta e uma pesada carga de liberações de serviço, aumentando o risco de acidentes.

Recentemente, dois trabalhadores foram remanejados da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, para a termelétrica. Entretanto, em função do período de treinamento dos empregados, a usina segue funcionando com um déficit de pessoal e oferecendo riscos à operação segura da unidade.