Petroleiros da Regap suspendem greve contra cortes no refino Petroleiros da Regap suspendem greve contra cortes no refino

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 5 de julho de 2017

Após vitórias na Justiça, petroleiros de todo o País suspenderam a greve contra os cortes de efetivo nas refinarias do Sistema Petrobrás. Em Minas Gerais, os trabalhadores da Regap, que estavam realizando cortes em todo o turno de zero hora, interromperam o movimento nesta quarta-feira (5).

A categoria mineira estava em greve desde a última sexta-feira (30/06) em solidariedade às demais refinarias, onde a Petrobrás já havia implantado a redução do efetivo. Conforme decidido pelos petroleiros em rodadas de conversa promovidas pelo Sindipetro/MG, Minas permaneceria em greve enquanto outra refinaria também o fizesse.

No entanto, em virtude da suspensão da greve na RLam nesta quarta-feira, única unidade de refino ainda parada no País juntamente com a Regap, o movimento também foi interrompido em Minas. Na Bahia, a paralisação foi suspensa em razão de uma liminar concedida pela Justiça suspendendo a redução de pessoal na operação da unidade.

Já as demais refinarias saíram da greve ainda na segunda-feira (3), seguindo um indicativo da FUP que orientava a suspensão dos movimentos em todas as bases.

O Sindipetro/MG alerta ainda que a greve contra cortes no refino não foi encerrada, mas suspensa temporariamente. Os movimentos feitos em cada uma das refinarias do País e os resultados obtidos na Justiça estão sendo avaliados em Conselho Deliberativo da FUP, que acontece nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro.

Também nessa reunião estão sendo discutidas estratégias de luta para barrar a retomada do processo de reestruturação que vinha sendo implantado de forma arbitrária e unilateral por parte da Petrobrás.

Agora, o momento é de manter a mobilização e pensar novas estratégias de luta para barrar o desmonte da Petrobrás. E o Sindipetro/MG parabeniza a categoria mineira que, apesar de ainda não ter sofrido cortes, se manteve na luta em solidariedade aos colegas de outras unidades do País.