Pauta de Reivindicações será entregue nesta sexta-feira Pauta de Reivindicações será entregue nesta sexta-feira

Diversos, Notícias, De que lado você está?, Tribuna Livre | 16 de agosto de 2017

bandeira_br-1A FUP entregará nesta sexta-feira (18) a pauta de reivindicações dos petroleiros para o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2019. A pauta foi aprovada pela categoria durante o XVII Congresso Nacional da FUP (Confup), realizado entre os dias 3 e 6 de agosto em Salvador (BA). A campanha reivindicatória dos trabalhadores do Sistema Petrobrás será pela manutenção do atual Acordo Coletivo (ACT) e reajuste salarial: reposição integral da inflação pelo ICV/Dieese e ganho real de 2,7%.

O maior desafio da categoria continua sendo barrar a privatização do Sistema Petrobrás e, por isso, a campanha deste ano traz como luta central da categoria a manutenção dos direitos conquistados ao longo da história e a preservação dos postos de trabalho, com o lema “nenhum direito a menos”.

As reformas impostas pelo golpe, a terceirização de atividades fim e a desnacionalização dos ativos da Petrobrás impactam profundamente as condições de trabalho dos petroleiros. “Nesta atual conjuntura, salário deixou de ser o principal ponto de pauta das campanhas reivindicatórias”, alertou o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz, em sua palestra sobre os impactos da reforma trabalhista. A pauta de reivindicações que os trabalhadores aprovaram no Confup é a manutenção do atual Acordo Coletivo de Trabalho e reajuste salarial com reposição integral da inflação do período pelo ICV/Dieese e ganho real. Confira a pauta completa aqui.