Sindipetro/MG repudia venda de usinas da Cemig Sindipetro/MG repudia venda de usinas da Cemig

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 5 de outubro de 2017

privatizacaocemigA entrega do Estado brasileiro ganhou mais um capítulo na semana passada com a privatização de quatro usinas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). As hidrelétricas foram leiloadas pelo governo Temerpor R$ 12,1 bilhões.

Juntas, as usinas de São Simão, Jaguara, Volta Grande e Miranda respondem por quase metade da energia gerada pela Cemig.

Com isso, além do prejuízo financeiro à empresa e à população, que provavelmente arcará com um aumento da conta de luz, a privatização também representa uma ameaça a soberania nacional. É mais uma entrega do patrimônio do povo brasileiro aos estrangeiros.

O Sindipetro/MG, que faz parte da Campanha em Defesa do Serviço Público, repudia a entrega do patrimônio dos mineiros à investidores estrangeiros e manifesta sua solidariedade aos trabalhadores da Cemig e à população de Minas Gerais, que será a mais atingida pela política privatista de Temer.

Recursos

No dia 28 de setembro, a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto do deputado Patrus Ananias (PT) para sustar os efeitos do leilão.

Além disso, a Cemig já informou que vai recorrer do leilão e pedir indenização pela venda das usinas. A empresa também tem ações no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF) onde pede a suspensão do leilão e alega o direito à renovação dos contratos de concessão por mais 20 anos.