A Petrobrás precisa de você! A Petrobrás precisa de você!

Opinião | 20 de outubro de 2017

Por Anselmo Braga, coordenador do Sindipetro/MG

A Petrobrás precisa de você, mas, de que lado você está? Essa pergunta pode parecer uma provocação e, na verdade, tem exatamente esse objetivo: suscitar o debate sobre a campanha salarial dos petroleiros, mas, também e principalmente, sobre a luta em defesa da nossa empresa.
A mobilização pela manutenção dos direitos dos petroleiros está intrinsecamente ligada à defesa da Petrobrás como empresa estatal, integrada e indutora do desenvolvimento nacional.
Uma empresa que não só faz parte da história do povo brasileiro, como também contribuiu significativamente para o crescimento, desenvolvimento e para a soberania do País, especialmente a partir dos anos 2000.
Por isso, a categoria petroleira precisa se unir e lutar, não somente pelos seus direitos e empregos, mas por essa empresa que é patrimônio dos brasileiros. Precisamos estar preparados para a greve, mas também para trazer a sociedade para o nosso lado. A Petrobrás precisa de você.
Essa luta não é de sindicatos ou da FUP contra a direção da empresa ou contra um governo, mas é de todos nós e pelo bem comum. Só temos força para fazer frente às tentativas de privatização, de retirada de direitos e de desmonte do Sistema Petrobrás se estivermos juntos nessa batalha.
As entidades de classe nada mais são do que uma forma de organização dos trabalhadores e, esses sim são os grandes responsáveis pelas conquistas que tivemos até hoje. Por isso, diante de uma das maiores ameaças de retrocessos e retirada de direitos que a categoria petroleira já enfrentou, é preciso fazer uma reflexão sobre de que lado cada um estará nessa batalha para juntos construirmos uma mobilização capaz de fazer frente à atual política privatista e entreguista da Petrobrás.