Setoriais debatem estratégias para luta por direitos da categoria Setoriais debatem estratégias para luta por direitos da categoria

Diversos, Notícias, De que lado você está?, Tribuna Livre | 27 de outubro de 2017

IMG_20171020_155757032_HDR-1.jpgEm setoriais realizadas ao longo desta e da última semana, a categoria petroleira em Minas tem debatido a atual conjuntura da Petrobrás, as propostas apresentadas pela empresa nas negociações realizadas até então e as estratégias de mobilização para uma greve com parada de produção.
A construção da greve tem sido debatida em todas as unidades do Sistema Petrobrás no Brasil. Muito mais que um movimento pela renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) ou pela recomposição salarial, uma greve dos petroleiros teria como mote a defesa da empresa, que tem sido desmontada por meio da venda de ativos, da redução da capacidade de suas unidades e da destruição do ideal de fazer da Petrobrás uma empresa integrada do setor energético brasileiro e indutora do desenvolvimento nacional. IMG_20171020_155821882_HDR-1.jpg
Em Minas, a participação dos petroleiros da Regap, Termelétrica Aureliano Chaves e Transpetro nas setoriais tem sido muito positiva. Os trabalhadores estão contribuindo com ideias que estão sendo discutidas pela diretoria do Sindipetro/MG e também levadas à FUP e aos demais sindicatos filiados.
A participação da categoria nesse processo é fundamental pois a luta é feita pelos trabalhadores e não pelos sindicatos.