Acordo descabido ameaça PLR dos trabalhadores Acordo descabido ameaça PLR dos trabalhadores

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 19 de janeiro de 2018

bandeira_br-1A Petrobrás divulgou no dia 3 de janeiro um acordo feito com investidores americanos, acionistas e detentores de títulos da estatal, para acabar com uma ação coletiva contra a empresa.

No entanto, o valor do acordo – US$ 2,95 bilhões, o equivalente a R$ 10 bilhões – é maior do que o montante que a empresa reconheceu como desviado pela corrupção.

Além disso, também é questionável a facilidade com que a estatal “abriu mão” de recursos em favor dos Estados Unidos enquanto no Brasil tenta renegociar a dívida interna tributária com o governo. Ou seja, a Petrobrás deixa de pagar dívidas ao governo brasileiro para entregar dinheiro ao mercado financeiro americano.

Com isso, Pedro Parente não só prejudica a indústria nacional como os próprios trabalhadores – que poderão deixar de receber sua Participação nos Lucros e Resultados da Petrobrás em 2018. Isso porque a empresa pretende contabilizar este acordo no balanço de 2017, fazendo com que a companhia tenha prejuízo.

Mais uma vez, essa medida revela a intenção da atual gestão de entregar o patrimônio da Petrobrás aos EUA e às grandes petrolíferas mundiais, que a passos largos vão se apoderando do pré-sal, ganhando espaço no mercado brasileiro e se apossando das nossas reservas de petróleo.