Diretor do Sindipetro/MG ministra aula em Universidade Popular Diretor do Sindipetro/MG ministra aula em Universidade Popular

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 26 de janeiro de 2018

HB4116

O diretor do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro, ministrou uma aula sobre Economia Política da Energia na última segunda-feira (22) na Universidade Popular, movimento de formação e imersão organizado pelo Levante Popular da Juventude.
A aula foi ministrada juntamente com o economista do Dieese Carlos Machado. Juntos, eles abordaram a energia a partir de uma perspectiva materialista e a relação entre a descoberta de novas fontes energéticas e o desenvolvimento industrial e até mesmo do capitalismo. Também foi tratada a questão da energia como mercadoria.
As aulas tiveram início no dia 22 e vão até o dia 27 de fevereiro na extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), em Ibirité (MG). O público-alvo são universitários ligados ao Levante e também a outros movimentos sociais.
Ao todo, há cerca de 60 estudantes inscritos que se dividem entre sete eixos: Cidades, Comunicação, Direito, Educação, Questão Agrária, Questão Energética e Saúde. Todos os participantes estão alojados na universidade e, além de estudar, dividem as tarefas do acampamento.