ALERTA: Cuidado com a concessão automática de aposentadorias pelo INSS ALERTA: Cuidado com a concessão automática de aposentadorias pelo INSS

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 16 de fevereiro de 2018

A partir da segunda quinzena de fevereiro, o INSS começará a conceder benefícios de aposentadoria automaticamente, isto é, sem a necessidade de solicitação ou de comparecimento à agência.
Atualmente, o segurado que deseja se aposentar precisa, primeiro, agendar um horário para comparecimento a alguma das agências do INSS para, enfim, requerer o seu benefício e aguardar a resposta da autarquia.
De agora em diante, uma vez constatado que todas as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício será concedido automaticamente, sem a necessidade de requerimento ou mesmo de o segurado ir à agência.
O INSS informou que avisará milhares de segurados que possuem os requisitos para a concessão de benefício por e-mail e carta.
O novo modelo de agendamento, contudo, concederá aos segurados que preencherem todas as condições necessárias para ter direito ao benefício a possibilidade de entrar em contato com o INSS, pela internet ou telefone, para dar entrada no pedido.
Essa mudança é positiva em relação à comodidade, agilidade e facilitação quanto às concessões de benefício. Entretanto, também é bastante perigosa para os segurados que trabalham em atividades especiais, pois os documentos necessários para o reconhecimento do tempo especial e o consequente aumento do valor do benefício muito provavelmente não terão sido entregues ainda à autarquia, podendo ocasionar graves prejuízos financeiros.
Além disso, também se trata de uma situação extremamente perigosa para os segurados que já possuem o direito ao benefício, mas que podem aumentar bastante o seu valor caso aguardem pouco tempo para, por exemplo, melhorar o fator previdenciário (fórmula que diminui o valor do benefício) ou, melhor ainda, para excluí-lo, caso a fórmula 95/85 seja alcançada (somatória da idade e tempo de contribuição igual a 95 pontos para o homem, ou 85 para a mulher).
Assim sendo, o departamento jurídico do Sindipetro/MG se coloca à disposição de todos os trabalhadores do sistema Petrobrás de Minas que quiserem saber mais informações sobre essa importante alteração, a fim de verificar se já possuem direito ao benefício ou se devem requerê-lo.
Por fim, vale lembrar que o Plantão Previdenciário acontece às sextas-feiras, de 10h às 18h, bastando agendar o atendimento previamente pelo telefone (31) 2522-9802.