Petroleiras debatem luta por democracia em Encontro Nacional que começa dia 27 em Natal Petroleiras debatem luta por democracia em Encontro Nacional que começa dia 27 em Natal

Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de abril de 2018

00-mulheres-petroleirasEntre os dias 27 e 29 de abril, acontece em Natal, no Rio Grande do Norte, o 6º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP. Com o tema central “Mulheres na luta pela democracia”, as trabalhadoras analisarão a conjuntura nacional e internacional, tendo como pontos de debate a retirada de direitos e os ataques à democracia.

A geopolítica do petróleo também estará na pauta do Encontro, bem como questões raciais, violência e feminicídio, participação das mulheres nas lutas política e sindical, educação para a igualdade, entre outras temáticas.

“O evento contará com uma agenda intensa de atividades para fomentar a reflexão e a construção das mudanças necessárias a serem realizadas em nossa sociedade, tanto no âmbito do trabalho e no sindicalismo para que cheguemos à igualdade”, destaca Rosângela Maria, diretora da FUP e coordenadora do Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras.

O Encontro pretende reunir aproximadamente 70 petroleiras e petroleiros, entre dirigentes sindicais e trabalhadores da base. Embora o público alvo sejam mulheres, a atividade é aberta aos homens. “Debateremos desde enfrentamentos às Reformas da Previdência e Trabalhista, a questões como sexualidade, controle sobre os corpos e organização dos coletivos de mulheres”, explica Rosângela, destacando a importância de todos os sindicatos estarem presentes ao evento, com representações.

Homenagem a Nísia Floresta

A luta das mulheres contra a opressão e pela emancipação feminina sempre foi a luta por direitos. As mulheres lutam por direito à liberdade, ao estudo, ao trabalho, á ter direitos. Suas lutas, ao longo da história, se entrelaçam com as lutas de toda a sociedade por liberdade e por democracia. Neste sentido, o 6º Encontro das Mulheres Petroleiras da FUP destacará a importância de Dionísia Gonçalves Pinto, a Nísia Floresta, para as lutas feministas.

Nascida em Natal, ela viveu entre 1810 e 1885 e é considerada a primeira feminista brasileira. Nísia Floresta escreveu 15 livros, defendendo os direitos das mulheres, dos índios e dos escravos. Ela também participou ativamente das campanhas abolicionista e republicana. À frente de seu teu tempo, Nísia Floresta defendeu o direito das mulheres à educação científica e, aos 28 anos, fundou uma escola só para meninas.

PROGRAMAÇÃO DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES PETROLEIRAS

Dia 27/04

14h – Recepção das delegadas e início do credenciamento

15h – Lanche

18h – Solenidade de Abertura – com homenagens a Nísia Floresta e às petroleiras Davina e Olga

19h – ato político

21h – jantar

Dia 28/04

09h – Atividade musical

10h – Os impactos do PNG 2016/2020 da Petrobras na região nordeste

11h – Debate

12h – Almoço

13h30 – Apresentação teatral sobre Tereza de Benguela

14h30 – O impacto da redução das liberdades democráticas na vida das mulheres brasileiras

15h20 – Debate

17h – Visita ao centro histórico de Natal

20h – Confraternização

Dia 29/04

09h – Dinâmica de integração

09h30 – Balanço das atividades do CNMP-FUP

10h – A pauta das mulheres para o PLENAFUP

12h – Encerramento

Fonte: FUP