Só há uma saída: greve! Só há uma saída: greve!

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 27 de abril de 2018

reparDiante do anúncio da privatização de quatro refinarias, o Sindipetro/MG está realizando setoriais com a categoria petroleira para a construção de uma greve contra a entrega do refino às multinacionais e o desmonte da Petrobrás. A partir do dia 30 de abril, serão realizadas assembleias com os trabalhadores em Minas e também em todas as bases da FUP no País.

O anúncio da venda de 60% das refinarias Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, e Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, incluindo os chamados ativos logísticos (dutos e terminais) administrados pela Transpetro, significa que a entrega de parte do patrimônio nacional ao mercado será de porteira fechada. E apesar de ainda não anunciada oficialmente, a Regap também pode estar ameaçada.

Segundo relatório do Ministério de Minas e Energia, nos meses de janeiro e fevereiro, as quatro refinarias “colocadas à venda” responderam juntas por 30% da produção nacional de derivados de petróleo da Petrobrás no Brasil. No entanto, sua capacidade instalada é de 40%. Ou seja, o que a Petrobrás está colocando em jogo ao negociar a venda das unidades corresponde a cerca de 1/3 da capacidade de refino do País (uma vez que, com a venda de 60% das refinarias em questão, a empresa abre mão do controle sobre essas plantas).

No caso da Regap, a produção de derivados no mesmo período citado acima foi de quase 8% da produção nacional. A Regap é a refinaria de menor capacidade produtiva no Sudeste e chegou a ter sua venda anunciada em abril do ano passado.

Por isso, a luta em defesa da Petrobrás é uma só. Hoje são as refinarias das regiões Sul e Nordeste, mas amanhã poderão ser as refinarias do Sudeste, bem como os campos de petróleo, as plataformas, as subsidiárias e tantos outros ativos dos quais a direção Parente está abrindo a mão a preços muito abaixo dos valores de mercado para beneficiar empresas estrangeiras em detrimento do desenvolvimento nacional.

Produção de derivados de petróleo das quatro unidades colocadas à venda (Dados de janeiro e fevereiro, em m³)
Total nacional: 16.078.447 m³

grafico1

Representatividade da Regap na produção de derivados de petróleo na região Sudeste  (Dados de janeiro e fevereiro, em m³)
Total nacional: 16.078.447 m³

grafico2

Fonte dos dados: Ministério de Minas e Energia