Comissões de SMS, terceirização e AMS se reúnem no Rio. FUP cobra soluções Comissões de SMS, terceirização e AMS se reúnem no Rio. FUP cobra soluções

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 13 de julho de 2018

05-07-18-smsAs comissões de SMS, Terceirização e AMS também se reuniram na última semana na sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro. As direções sindicais cobraram respostas para uma série de pendências que continuam sem uma solução.

A comissão de SMS se reuniu no dia 5 para tratar dos impactos do desmonte do Sistema Petrobrás para a saúde e segurança dos trabalhadores.

Entre os assuntos pautados, está a redução de efetivo que, a partir da política de desmonte da Petrobrás, tem sido agravada e compromete as condições de segurança, principalmente nas unidades operacionais.

Também foi denunciado o descumprimento de diversas regras de segurança e Normas Regulamentadoras, como a operação de unidades com números mínimos abaixo do necessário, falta de treinamentos qualificados e descasos com as CIPA’s e as comissões locais de SMS.
Além disso, a FUP criticou o Sistema de Consequências que, em vez de prevenir acidentes, pune as vítimas para eximir os gestores de suas responsabilidades.

Os representantes dos sindicatos cobraram ainda a correção das informações referentes à exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais, alertando para o passivo fiscal que o descumprimento da legislação pode gerar à empresa. Os PPP’s dos empregados continuam sendo preenchidos sem especificar os riscos a que estão expostos e o GHE’s, elaborados de forma inadequada, sem participação da CIPA e dos trabalhadores.

Por fim, a FUP voltou denunciar a subnotificação de acidentes, cobrou um programa de reconhecimento para os brigadistas de incêndio e a adequação dos banheiros femininos nas casas de controle das unidades operacionais, além de salas de amamentação e adequação de uniformes para as petroleiras grávidas. Também foi exigida atenção dos gestores aos casos de transtornos mentais, que são muitas vezes negligenciados pela empresa.

Terceirização

No mesmo dia também aconteceu a reunião da Comissão de Terceirização, em que a FUP denunciou fraude na execução do contrato de Serviços de Apoio Técnico às Atividades de Operação de Produção e Manutenção de Caldeiras de Vapor, em poços de petróleo do Norte Capixaba.

A empresa Baltazar Construções e Montagens Ltda (BCM), ganhadora da licitação, estaria recebendo da gerência local facilidades não previstas no processo licitatório.

A BCM optou por admitir trabalhadores sem experiência em vez de contratar profissionais experientes, que já executavam os serviços há quase 20 anos no contrato anterior – o que aumenta o risco de acidentes na empresa. Além disso, o gerente da Petrobrás destacou um técnico de operação próprio para ensinar o serviço aos novatos.

A FUP cobrou ainda uma fiscalização rigorosa no cumprimento da legislação e das condições contratuais pelas empresas contratadas.

AMS

Já a reunião da comissão da AMS, da qual participu o coordenador do Sindipetro/MG, Anselmo Braga, se reuniu no dia 6. No caso de Minas, foi novamente denunciado a falta de profissionais devido ao descredenciamento e a falta de um hospital de emergência em Betim, cidade onde está localizada a Regap.

Também foi denunciado o fato de Minas não ter nenhum posto de atendimento presencial da AMS – até o ano passado, o Estado contava com um posto na Regap e outro na região centro-sul de Belo Horizonte. Em resposta, a Petrobrás garantiu que os postos serão reabertos no mês de agosto.

Em relação ao novo Benefício Farmácia (BF), a Petrobrás informou que já foi solucionado os problemas relacionados ao credenciamento das redes de farmácias Pague Menos e Droga Raia e ambas já estão oferecendo descontos aos beneficiários da AMS.

Os descontos são a partir de 20% para remédios de marca e 30% para genéricos, sendo que o desconto é calculado sobre Preço Máximo ao Consumidor (PMC). Também foi informado que a Drogaria Araújo está em processo de credenciamento.

Sobre os pedidos de reembolso do BF, que estavam suspensos até semana passada, a Petrobrás desenvolveu uma nova ferramenta para cadastramento das solicitações que já está disponível aos usuários.