Prazo para extensão do adicional de dutos está terminando Prazo para extensão do adicional de dutos está terminando

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 22 de agosto de 2018

transpetroConforme Acordo Coletivo de Trabalho da Transpetro, o prazo para extensão do adicional de gasodutos para os demais técnicos extra muros termina no próximo dia 31 de agosto.

Como consta no Acordo, “a Companhia se compromete a desenvolver estudo, em conjunto com as entidades sindicais, e entabular negociação visando a conversão do Adicional de Gasodutos em Adicional Técnico de Dutos, considerando o alcance do adicional e os requisitos para sua concessão, com previsão de conclusão até a próxima data base da categoria”, o que não vem acontecendo, já que desde assinado até o momento, a empresa só realizou uma reunião de negociação com a FUP e seus sindicatos filiados. Além de não responder aos ofícios enviados pela FUP, cobrando nova reunião.

De acordo com o diretor da FUP e do Sindipetro Caxias, Paulo Cardoso, “o fantasma do Plano de Cargos e Remuneração (PCR) pode estar impactando nas negociações, mas a categoria tem que separar o joio do trigo caso a empresa venha com essa arapuca tentando resolver este problema”.

Cardoso ressalta ainda que “a união das malhas de gás e óleo tornou este adicional importante para o bom andamento dos trabalhos bem como a ambiência entre os técnicos, mas não podemos deixar de lembrar das armadilhas que a empresa propôs para extensão, essas como a multifunção e a obrigatoriedade de dirigir carro contratado pela empresa. Além disso, excluiu os técnicos de segurança do trabalho alegando que estes têm suas atividades reguladas em portaria própria e, que na visão do Sindicato, não impede de ganhar um adicional extramuros”.

A direção da Federação e seus sindicatos representantes dos trabalhadores da Transpetro, irão continuar cobrando da Petrobrás a realização da segunda reunião para resolver as pendências do adicional de gasodutos.

Fonte: FUP