José Maria Rangel assume novamente a coordenação da FUP José Maria Rangel assume novamente a coordenação da FUP

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de outubro de 2018

jose-mariaApós quatro meses de licença para concorrer ao pleito de deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, José Maria Rangel volta para a coordenação da FUP. Por isso, os petroleiros representantes dos sindicatos filiados à Federação se reuniram no Rio de Janeiro, nessa terça-feira (16), para fazer uma análise de conjuntura e definir o calendário de luta em defesa da democracia e da Petrobrás nos próximos meses.

A candidatura do petroleiro foi uma decisão em conjunto das direções dos sindicatos, FUP e do Partido dos Trabalhadores, que avaliou ser de extrema importância a representatividade da categoria petroleira no parlamento.

Com 20.251 votos no estado do Rio, mesmo não alcançando uma cadeira em Brasília, esta foi uma campanha vitoriosa pois como candidato, José Maria pôde fazer o debate com a sociedade civil sobre as bandeiras de luta da classe petroleira, como os problemas da privatização da Petrobrás para a economia do País e as condições precárias de trabalho com o sucateamento das plantas e o aumento do desemprego. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, José Maria falou sobre a atual conjuntura política do País. “O momento é de termos mais coragem ainda para combatermos o fascismo e o ódio que estão assolando o nosso País. Temos que resgatar o Brasil, fazer nosso país feliz de novo. Para isso, temos que eleger Fernando Haddad presidente”.

Durante o período de licença, quem cuidou da casa foi o petroleiro Simão Zanardi Filho, que também se licenciou da presidência do Sindipetro Caxias, e ficou à frente da coordenação da FUP entre os meses de junho e outubro. Zanardi conduziu com êxito a categoria e os sindicatos filiados em grandes lutas, como a greve dos caminhoneiros e a greve dos petroleiros de 72 horas, que culminou na saída de Pedro Parente da presidência da empresa e, em seguida, na saída do conselheiro representante da Shell; a conquista da PLR para todos os petroleiros do Sistema, inclusive para os da Fafen Araucária. O mandato do José Maria Rangel segue até o próximo Congresso Nacional da FUP, em 2020.

Fonte: FUP